programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

A taxa de desemprego pode ser irreal

A taxa de desemprego, como adiante será vista, é a razão entre a população desocupada e a população economicamente ativa (PEA) ou força de trabalho. Para entender melhor seu cálculo, faz-se necessário entender certos conceitos do mercado de trabalho que este texto procura esclarecê-los. O simples fato de um contingente populacional ficar mais de 30 dias desempregado pode reduzir a taxa de desemprego, porque esse contingente sai da PEA e entra para a categoria de desalentado, que pertence à população não econômica ativa (PNEA).
Segundo o IBGE, em publicação do primeiro trimestre de 2023, considera desempregadas pessoas com 14 anos ou mais que não estão trabalhando, mas estão disponíveis para tentar encontrar trabalho.
A população divide-se em PIA e PINA, população em idade economicamente ativa e população em idade economicamente inativa. A PINA é considerada pelo IBGE como todos os indivíduos que não fazem parte da PIA.
Pode ser dito que compõem a PINA as pessoas abaixo de certa idade, geralmente considerada, 10 anos, inválidas, física ou mentalmente, para trabalhar, idosas, réus e outros não classificados na PEA ou na PNEA.
A PIA é formada pela PEA e pela PNEA, ou seja: população economicamente ativa e população economicamente não ativa.
A PEA, por sua vez, é formada por população ocupada e população desocupada. É a força de trabalho. Resumindo, tem-se:
Pop = PIA + PINA
PIA = PEA + PNEA
PEA = PO + PD.

leia o conteúdo completo em financasrs.com.br

Por Darcy Francisco Carvalho dos Santos em 14/06/2023