programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Ano novo com esperanças renovadas

 

As esperanças são renovadas em cada ano novo. As promessas são realizadas nas vidas pessoais e profissionais. As variáveis incontroláveis e as variáveis controláveis são diagnosticadas e os resultados dos anos anteriores são analisados, a saber: Quais as conquistas? Quais as decepções? Quais as ações e produções de bens/ou serviços que precisamos eliminar, ampliar, reduzir ou criar? Em primeiro instância, salvo melhor juízo, o verbo adaptar é a grande alternativa para sobreviver. É necessário lembrar que o passado não pode ser modificado, apenas analisado, servindo de base para compreender o presente e para evitar erros no futuro. O novo sempre vem. Às vezes pode construir, ampliar, reduzir, dividir, destruir. Na realidade, a vida é como ela é. Sem juízo de valor. Cada ação tem uma reação e a omissão precisa ser analisada para aceitá-la ou não. São permitidas análises de fatos e/ou suas versões, reconhecendo que, às vezes, não representam as realidades.

Convém salientar que nem sempre alcançamos nossos objetivos. Muitas pessoas querem alcançar o inatingível, incompatível com a possibilidade pessoal e/ou profissional. Entretanto, existem as superações dos objetivos materiais e imateriais que contribuem para a melhoria contínua da sociedade. São identificados as contribuições dos visionários, dos pesquisadores, dos criativos, dos inovadores, dos empreendedores, dos empresários, dos artistas, dos gestores, entre outros profissionais das mais diversas formações acadêmicas e dos políticos. Todos buscam melhorias contínuas para atendimentos das necessidades ilimitadas dos seres humanos.

Na vida pessoal, as escolhas podem determinar os caminhos que foram percorridos, assim como as continuações em busca da felicidade pessoal e do grupo familiar. Na vida profissional, também, as escolhas do passado determinaram as situações atuais e são indispensáveis adaptações para atingirem novos objetivos, principalmente enfrentando os desafios que se apresentam. Na economia de mercado, atender demandas e estruturar oferta visando os atingimentos dos objetivos e das metas para o ano novo são as condições para que as empresas e entidades cumpram seus papéis na sociedade. A cadeia produtiva do fenômeno turístico contribui e pode aumentar a contribuição na geração de emprego, renda, impostos e autoestima do núcleo receptor. Naturalmente, os investidores, gestores e operadores devem buscar suas responsabilidades, seus valores identificados nas suas organizações econômicas com ou sem fins lucrativos, através da Visão, Missão, buscando alternativas para contribuir para o presente e para um futuro melhor para todos. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Feliz e próspero 2023, com saúde e muitas realizações.

 Artigo de autoria do economista Abdon Barretto Filho, mestre em Comunicação Social e presidente da ABF - Comunicação e Marketing, publicado no Correio do Povo, edição de 29 de dezembro de 2020.