programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Inteligência financeira: o caminho para o crescimento feminino vai além da educação financeira

Vivemos em uma sociedade que valoriza o poder masculino em detrimento do feminino. Os direitos das mulheres ainda são recentes. Há menos de 60 anos as mulheres podem trabalhar livremente no Brasil - até 1962 elas precisavam de autorização do pai ou do marido para trabalhar fora de casa. Além disto, somente a última Constituição Brasileira, a de 1988, reconheceu a igualdade de gênero entre homens e mulheres.

Apesar dos avanços nos últimos anos, como o crescimento da presença feminina no ensino e no mercado de trabalho e a redução de diferenças salariais entre homens e mulheres (de 30% para 22%), as mulheres ainda precisam dos esforços extras para demonstrar capacidade e conquistar espaços.

O fato é que para as mulheresm além de educação, é preciso também ação. Pensar e agir de maneira estratégica. Trazendo isto para a vida financeira, além de conhecimentos, as mulheres precisam, sobretudo, entender e praticar ainda mais a diferença entre educação financeira e inteligência financeira, visto que o conhecimento só traz resultados quando é colocado em prática. 

A educação financeira é o processo de aprendizado sobre finanças, enquanto a inteligência financeira pressupõe agir de maneira inteligente com o dinheiro. Desta forma, a inteligência financeira é composta por ações e comportamentos com base nos conhecimentos adquiridos na educação financeira.

A inteligência financeira está diretamente relacionada à inteligência emocional, visto que a recente economia comportamental demonstra que o comportamento financeiro não é totalmente racional, como se acreditava, e é influenciado por nossas emoções, podendo ser, algumas vezes, mais emocional do que racional.

Artigo, de autoria da economista Dirlene Silva (CEO na DS Estratégias&Inteligência e Linkedin Top Voices 2020), publicado na revista "Economistas", do Cofecon, edição Nº 43 - janeiro a março de 2022.

Leia o artigo completo aqui!