programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Política, Economia e Democracia

O homem foi o inventor da política que já surgiu obedecendo aos interesses de poucas cabeças. Já a economia ou pensamento econômico nasceu na Antiga Grécia com os pensadores Platão e Aristóteles que descreveram problemas do comércio e a riqueza da época. A democracia, é mais antiga, foi criada por volta de 508 a.C na cidade de Atenas, como um novo sistema político, uma alternativa a tirania. Desde então estes três temas têm íntima relação de complemento ou contradição.


Não há dúvida que estes três pilares do sistema capitalista moderno têm a sua importância e devem estar presentes em todos os planos de governo nas próximas eleições. Além do mais devem permear os discursos de candidatos em qualquer nível. Para o fundador do pensamento econômico moderno, Adam Smith, é impensável separar a economia da política. Outros autores mais recentes vêem a política como espaço de irracionalidade, a ação estatal como geradora de ineficiências para o mercado e as práticas democráticas como obstáculos a eficácia das políticas econômicas. O fracasso de uma medida econômica é freqüentemente creditado á política e explicado pelo chamado oportunismo eleitoral dos políticos sempre preocupados com sua relação em atender demandas imediatistas de seu eleitorado quando não exercitam simplesmente práticas de corrupção.


Por outro lado, há certa superioridade da racionalidade econômica frente à racionalidade política, ou melhor, frente a sua irracionalidade em termos de eficiência econômica. O próprio conceito de eficiência, tal como definido na economia, em termos de ótimo de Pareto, implica na negociação da ética. A eficiência ou ótimo de Pareto é um conceito desenvolvido pelo italiano Vilfredo Pareto, que define um estudo de alocação de recursos em que é impossível realocá-los tal que a situação de qualquer participante seja melhorada sem piorar a situação individual de outro participante. Entendido como a situação na qual ninguém pode melhorar seu estado sem piorar o de alguma outra pessoa, este conceito passa a ser o único critério de julgamento da economia. Um estado pode estar no ótimo de Pareto havendo algumas pessoas na miséria extrema e outras num estágio elevado de luxo, desde que os miseráveis não possam melhorar suas condições sem reduzir o luxo dos ricos.


Em síntese geral o político é uma pessoa que influencia a maneira como a sociedade é governada. Essa definição inclui pessoas que estão em cargos de decisão no governo e pessoas que almejam a esses cargos tanto por eleição quanto por indicação. Já a economia é um conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando à produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários a sobrevivência e a qualidade de vida. Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, diretamente ou através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governança através do voto universal. A questão ou desafio que os eleitores buscam nos eleitos é como os políticos resolverão as questões da eficiência econômica num regime democrático.


Portanto, na escolha do mandatário maior da nação, é preciso escolher aquele candidato que se encaixa no que você pensa ser o melhor para o país. É claro que o eleitor, antes de tudo deve se conhecer, estar convicto do seu posicionamento ideológico, ter a certeza do que é mais importante para si e sua família em termos de saúde, educação, segurança e outras tantas necessidades. Que tipo de comportamento espera do seu candidato, ou seja, trata-se de um processo de escolha séria e comprometida de alguém que esteja preparado para conduzir uma grande nação como a brasileira, rica em recursos naturais, mas pobre na distribuição da riqueza entre os seus habitantes.

Artigo de autoria do conselheiro do Corecon-RS e diretor da Associação Comercial de Pelotas (ACP), economista João Carlos Medeiros Madail, publicado no Diário Popular de Pelotas, edição do dia 03/01/2022.