slogan

SELO ENEF RGB 01

Seja qual for o seu motivo, faça um mundo com mais Economia.

Porto Alegre sediará 23ª edição do Enesul


A vigésima terceira edição do Encontro dos Economistas da Região Sul do país (XXIII Enesul) será realizada nos dias 24 e 25 de agosto próximo, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do RS PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681- Prédio 40 ), em Porto Alegre. Numa promoção do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), o evento abordará, entre outros temas, a agenda econômica do governo que assumirá o país em 2019, as economias dos três estados do sul, RS, SC e PR, políticas públicas e a profissão do economista. O evento reunirá docentes e acadêmicos de universidades e de membros de instituições de pesquisas nacionais, além de representantes do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Federação Nacional dos Economistas (Fedecon), e de representantes dos Corecons do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O painel de abertura, intitulado “A Pauta Mínima para 2019”, discutirá a agenda econômica do governo que assumirá o governo a partir do próximo ano. No dia 25 (sábado), às 9 horas, no painel “O Caminho das Pedras na Profissão”, um grupo de renomados economistas, de diversos setores da sociedade, falarão sobre a profissão do economista. Logo mais, às 10h50min, no painel “Economia Regional”, economistas do Paraná, Santa Catarina e RS abordarão a situação das economias dos três estados. Às 14 horas, o painel “Avaliação de Escolhas” apresentará uma análise sobre as políticas públicas. Por fim, às 15h10min, o painel “As ideias econômicas por trás dos presidenciáveis” (a confirmar), que apresentará a plataforma econômica dos candidatos.

A edição anterior foi realizada na cidade de Curitiba e teve como tema central as perspectivas da economia brasileira sob a ótica da Região Sul.

O Enesul surgiu de uma discussão regional de temas do interesse da categoria dos economistas, que se reúnem anualmente nos meses de setembro ou outubro em eventos de âmbito nacional, tais como o Congresso Brasileiro de Economistas (CBE), em anos ímpares, e o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), em anos pares. Assim, para subsidiar as discussões em nível nacional, os encontros regionais realizam-se a cada ano, em data anterior ao do evento nacional.

Mais informações podem ser obtidas no site www.coreconrs.org.br