programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon-RS divulga Jornalista de Economia do Ano e melhores reportagens de Economia

 

O jornalista Guilherme Baumhardt foi escolhido, na última quinta-feira, dia 8, o Jornalista de Economia do Ano 2022. A distinção, concedida pelo Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), é uma homenagem a um(a) jornalista que se destacou nas áreas que envolvem a Economia, durante o Ano. A escolha do nome é feita, anualmente, pelo Corecon-RS e por indicações de faculdades gaúchas que oferecem o curso de Jornalismo no Rio Grande do Sul.

Guilherme Baumhardt é natural de São Carlos-SP, mas veio ainda criança para o Rio Grande do Sul. O pai é hoje professor universário aposentado. A mãe, farmacêutica. Tem um irmão mais novo, engenheiro mecânico. É casado com a uruguaia Janine Mogendorff, com quem tem uma filha de seis anos, Elisa. Logo após ser aprovado no vestibular, foi morar um ano com a família nos Estados Unidos, onde trabalhou e estudou. Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), é hoje âncora do programa Agora, na Rádio Guaíba, e colunista, no jornal do Correio do Povo. Antes, atuou por 15 anos no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Na profissão, já exerceu as funções de repórter, editor executivo, coordenador e hoje é gerente-geral, na Guaíba. Possui MBA na área de gestão pela ESPM. Já realizou inúmeras coberturas nacionais e internacionais, em países como Uruguai, Espanha, França, Alemanha, China e Estados Unidos. Sagrou-se vencedor de prêmios de destaque, como o ARI (Associação Rio-Grandense de Imprensa) e MP (Ministério Público), na categoria reportagem. Além disso, já foi agraciado com o troféu Comunicador da Qualidade, pelo PGQP, e venceu nas categorias “Apresentador de Rádio”, “Comentarista de Televisão”, “Colunista de Jornal” e "Jornalista do Ano", no Prêmio Press de Jornalismo.

O Corecon-RS divulgou, também, os vencedores do “Prêmio de Reportagem de Economia 2022”. Na categoria Mídia Impressa, o 1º Lugar ficou para a matéria “Porto Alegre dos mercadinhos: negócios se adaptam aos novos tempos e resistem à concorrência”, de autoria da jornalista Bruna Oliveira (Gaúcha ZH), 2º Lugar a matéria “Pode rezar, mas com seguro”, de Juliana Bevilaqua e Babiana Mugnol (Jornal Pioneiro), e 3º Lugar, “Sonho difícil de ser conquistado”, Taís Teixeira (Correio do Povo). Na categoria Mídia Digital/ (online), o 1º Lugar foi para a matéria “Serra tem mais de 3 mil produtores rurais com seguro agrícola”, de autoria das jornalistas Juliana Bevilaqua e Babiana Mugnol (Jornal Pioneiro), o 2º Lugar “Economia x qualidade: Táxis buscam reconquistar clientes perdidos para os apps de transporte na capital”, de Eduardo Paganella (RBS TV) e o 3º Lugar a matéria “Em busca de equilíbrio: “sobe e desce” da economia gaúcha será desafio para o próximo governo”, de Juan Ortiz (Matinal Jornalismo). Na categoria Radiojornalismo, foi classificada em 1º Lugar foi a matéria “Liberdade de preço dos combustíveis x Cartel”, de autoria do jornalista Eduardo Matos (Rádio Gaúcha) e, em 2º Lugar, “ Dignidade consignada: endividamento alcança recorde entre as mulheres”, de autoria dos jornalistas Tércio Saccol, Georgia Santos e Flavia Cunha (Vós).

O Corecon-RS fará a solenidade de entrega dos prêmios acadêmicos e de reportagens de Economia, edição 2022, na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 19 horas, no Centro Cultural da Universidade Federal do RS (Ufrgs), na Rua Eng. Luiz Englert, 333, Sala Jacarandá, em Porto Alegre. Na oportunidade, serão outorgados os prêmios “Economista do Ano” e “Economista Destaque do Ano”, além dos vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2022” de dissertações de mestrado, monografias e artigos técnicos. Também serão entregues os prêmios para as melhores reportagens de Economia do ano e o Prêmio Jornalista de Economia do Ano.

 

Prêmio Corecon-RS Reportagem de Economia 2022

MÍDIA IMPRESSA (JORNAIS/REVISTAS)

1º Lugar
“Porto Alegre dos mercadinhos: negócios se adaptam aos novos tempos e resistem à concorrência”
Bruna Oliveira
(GaúchaZH)

2º Lugar
“Pode rezar, mas com seguro”
Juliana Bevilaqua e Babiana Mugnol
(Jornal Pioneiro)

3ª Lugar
“Sonho difícil de ser conquistado”
Taís Teixeira
(Correio do Povo)

MÍDIA DIGITAL (ON LINE)

1º Lugar
“Serra tem mais de 3 mil produtores rurais com seguro agrícola”
Juliana Bevilaqua e Babiana Mugnol
(Jornal Pioneiro)

2º Lugar
“Economia x qualidade: Táxis buscam reconquistar clientes perdidos para os apps de transporte na capital”
Eduardo Paganella
(RBS TV)

3ª Lugar

“Em busca de equilíbrio: “sobe e desce” da economia gaúcha será desafio para o próximo governo”
Juan Ortiz
(Matinal Jornalismo)


RADIOJORNALISMO

1º Lugar
“Liberdade de preço dos combustíveis x Cartel”
Eduardo Matos
(Rádio Gaúcha)

2º Lugar
“ Dignidade consignada: endividamento alcança recorde entre as mulheres”
Tércio Saccol, Georgia Santos e Flavia Cunha
(Vós)