Boletim Informativo CORECON/RS nº 50 / 14 de dezembro de 2015



Recesso no Corecon/RS

O Corecon/RS informa que não haverá expediente em sua sede, do dia 21 a 31 de dezembro próximo, e que as atividades retornarão ao horário normal a partir do dia 4 de janeiro, segunda-feira. 
 
 

 
Economista Henri Bejzman é eleito Conselheiro Federal
 
 
O economista gaúcho e conselheiro do Corecon/RS, Henri Wolf Bejzman foi eleito, do dia 1º de dezembro último, conselheiro federal efetivo junto ao Cofecon, para o triênio 2016-2018. A eleição foi realizada durante a Assembleia dos Delegados Eleitores, em Brasília, da qual participaram 24 representantes dos Conselhos Regionais.
 
 
Matéria completa no site do Cofecon
 

 
 
Cofecon encaminha Carta Aberta à Presidência da República e ao Congresso Nacional
 
O Cofecon encaminhou Carta Aberta à Presidência da República e ao Congresso Nacional, no dia 27 último, em que sugere a restituição da inciência do IRPF sobre lucros e dividendos. O documento, assinado pelo presidente Paulo Dantas, é tido pela entidade, como “uma medida em apoio ao equilíbrio fiscal e à justiça tributária, sem prejuízo de outras ações que venham ser adotadas, tanto no âmbito da receita quanto, sobretudo, no da despesa”.
 
Ler Mais...
 
 

 
 

PUCRS promove Curso de Finanças Públicas à distância

 

Encontram-se abertas as inscrições para a terceira edição do curso “Finanças Públicas (Modalidade à distância)”, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Ministrado e coordenado pelo professor Alfredo Meneghetti Neto, o Curso, que acontecerá de 11 de janeiro a 13 de fevereiro, na PUCRS, é dirigido a profissionais, com ou sem nível superior, funcionários públicos, empresários, aposentados e estudantes universitários. Tem como objetivo capacitar o aluno a compreender o funcionamento e a estratégia da política fiscal e a dominar os instrumentos de análise de economia pública, de maneira a poder ler, criticar e assessorar governos em suas decisões de política fiscal.

O investimento é de R$ 60,00.

Para maiores informações e formas de pagamento, consulte o site www.pucrs.br/educacaocontinuada

 


 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...

 



Coluna Economia em Dia

 


Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com James R. Kahn, profesor of Economics and Director de Environmental Studies, Washington and Lee University (USA), sobre "O Brasil e o desmatamento". Para acessar a entrevista, clique no box acima.

 


 
Aeconsul convida para posse de sua nova Diretoria
 
O presidente da Associação dos Economistas da Região Sul (Aeconsul), economista Volney Rosa, e seus diretores, com o apoio da Delegacia do Corecon/RS, convida a todos para a solenidade de posse da nova  diretoria da Entidade, a ser realizada nesta quarta-feira, dia 16, às 11h30min, no Salão de Eventos do Curi Palace Hotel, na rua General Neto, 1279, em Pelotas. Juntamente com a nova diretoria, eleita para o biênio 216-2017, assumirá a presidência da Aeconsul, o economista Sylvio Motta. Após a solenidade de posse, será servido um almoço de confraternização, por adesão, ao custo de R$ 30,00, com direito a refrigerante e sobremesa.

 Solicita-se confirmações até às  17h do dia 15, pelos telefones (53) 84294853, com Volney, ou (53) 32723842, com Tiane.
 


 
 
Cinquentenário da Associação dos Economistas do Planalto Médio
 
(Por Marco Antônio Montoya e Julcemar Bruno Zilli)
 
 
A Associação dos Economistas do Planalto Médio (ASSEPLAM), fundada em 13 de setembro de 1965, é uma associação civil sem fins lucrativos, de finalidades culturais e sociais. O surgimento da associação está intimamente relacionada à formatura da primeira turma da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas em 1962, que dentre outros fundadores, destacam-se Elói Pereira Vieira, Francisco Jerônimo Guimarães da Silva, Roque Luiz Piovesan e Ariovaldo Kurtz de Albuquerque.
 
Leia Mais...
 

 
 
Pesquisa aponta distorções de informações e fragilidades da atuação do
Economista no mercado de trabalho
 

O conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, apresenta, no artigo “Os registros e as previsões para 2024 dos economistas gaúchos”, um estudo sobre o perfil do Economista no Rio Grande do Sul, com base nos cadastros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013 e do Corecon/RS, apontando distorções normalmente utilizadas pelas empresas no momento das contratações, o que leva à fragilidade dos órgãos de fiscalização e regulamentação profissionais e, consequentemente, ao enfraquecimento de sua inserção no mercado de trabalho. Faz, ainda, previsões da pirâmide etária dos economistas para os próximos 10 anos, com base em algumas hipóteses que levanta ao longo do texto.

Clique aqui para ler a Pesquisa...

 

Prêmios Nobel de Economia



 

O Corecon/RS disponibilizou no Site a relação dos ganhadores dos Prêmios Nobel de Economia. Para acessar, clique aqui

 


 

Memorial Economista do Ano e Economista Destaque do Ano

 


 

O Corecon/RS disponibiliza em seu Site o "Memorial Economista e Destaque do Ano", que reúne a relação de todos os economistas premiados com o "Prêmio Economista do Ano" e "Prêmio Economista Destaque Especial do Ano", desde o ano de 2003. Para acessar, clique aqui

 


 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 



Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Dezembro

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/dezembro.pdf


Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!