Gustavo de Moraes é o Economista do Ano 2018

 

O economista Gustavo Ignácio de Moraes foi escolhido, na última segunda-feira, dia 26, o Economista do Ano 2018. Os candidatos ao “Prêmio Economista do Ano” são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, entre outras, sediadas no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico. 

Professor doutor da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), é coordenador do Curso de graduação em Economia da PUCRS. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi economista no Banco Inter American Express.

A iniciativa do Corecon-RS é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

Leia no Site

 


"O consumidor brasileiro vem desenvolvendo, a cada dia, uma relação mais forte com o mercado de seguros", afirma Vladimir Alves

O economista e especialista na área de seguros, Vladimir da Costa Alves, foi o palestrante do Economia em Pauta, realizado no dia 22, no Auditório da Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs), em Porto Alegre. Numa promoção do Corecon-RS, com o apoio do Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs), o economista falou sobre “O setor de seguros no Brasil: uma análise conjuntural”, apresentando um panorama atual da atividade no Brasil, com foco sobre as possibilidades de inserção de economistas e de pessoas com formação na área financeira neste mercado.

Leia no Site

 

Equilíbrio e Corecon-RS encerram I Maratona de Economia da UFRGS

O Corecon-RS e a Empresa Júnior Equilíbrio, da UFRGS, realizaram, nos dias 19 e 20 de novembro último a I Jornada de Economia da Universidade. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e reuniu economistas, oriundos do setor público e do setor privado, para apresentaram a estudantes de economia, administração, entre outros cursos, temas de conjuntura, além de depoimentos sobre o mercado de trabalho e a caminhada profissional.

Leia no Site

 

Chapa 1, "Renovação e Afirmação", vence eleições do Corecon-RS

A Chapa 1, “Renovação e Afirmação”, venceu as eleições para renovação de um terço do Conselheiros Efetivos e Suplentes do Corecon-RS e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon.

Assumirão, em janeiro próximo, para um mandato de três anos (2019/21), os economistas Antonio Carlos Brites Jaques, Filipe Grisa e Vanessa Neumann Sulzbach, como Conselheiros Titulares, e Bernardo Baggio, José Junior de Oliveira e Pedro Lutz Ramos, como Conselheiros Suplentes. Também assumirão os economistas Rogério Vianna Tolfo, como Delegado Eleitor Efetivo, e Antônio Newton Correa da Luz, como Delegado Eleitor Suplente.

Leia no Site

Coluna Economia em Dia

A racionalidade do mercado ilegal

Marcelo Portugal

Economista, professor de Graduação e Pós-Graduação em Economia e em Administração UFRGS, Pesquisador CNPq

 

Economistas poderão ter acesso a Plano de Saúde Senge Unimed

O Sindicato dos Economistas do RS (Sindecon-RS) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado do RS (Senge-RS) assinaram convênio possibilitando aos economistas acesso, através do Sócio-Conveniado, aos serviços do Plano de Saúde Unimed, Plano Odontológico e ao Senge Previdência, plano previdência complementar administrado pela Fundação CEEE.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (51) 32301600 ou no site

 

Escolas municipais poderão ter palestras sobre princípios básicos de economia

 

Alunos das escolas de ensino fundamental pertencentes à rede pública municipal de Porto Alegre poderão receber palestras e orientações sobre princípios básicos de economia a partir de 2019. A iniciativa foi acertada durante reunião, no dia 30 de novembro último, entre o presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, o então secretário em exercício do Desenvolvimento Econômico do município, economista Leandro de Lemos, e o secretário municipal da Educação, professor Adriano Naves de Brito. O encontro aconteceu na sede da SMED e prevê o início das atividades, que atingirão cerca de 62 escolas, em seu turno inverso, para o mês de maio de 2019.

Leia no Site

 

 

Atualização de cadastro

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail. telefones, etc, informem o Corecon-RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.

Boletim 48 / 2018 | 27/11/2018 | CORECON-RS | Acesse os boletins anteriores - clique aqui