A importância da FEE para a sociedade gaúcha é tema do Economia em Pauta

“A importância da FEE para a sociedade gaúcha” será o tema do Economia em Pauta, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 29, às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514). Os palestrantes serão João Carlos Brum Torres (ex-secretário do Planejamento dos governos de Antonio Britto e Germano Rigotto), Bruno Breyer Caldas (Economista, conselheiro do Corecon/RS e Assessor da Presidência da FEE), e a jornalista Patrícia Comunello (Jornal do Comércio de Porto Alegre). 

Será fornecido um certificado de 2 horas complementares aos estudantes que participarem do evento. 

No final do evento, será servido um coquetel aos presentes, com a cortesia da Água Mineral Sarandi, Vinícola Laurentia e Hotel Plaza São Rafael.

Entrada gratuita!

 

Informações e reservas pelo fone (51) 3254.2608 ou pelo e-maileventos@coreconrs.org.br.

 

Prêmio Economista do Ano

Acompanhe no site do Corecon/RS o regulamento para concorrer ao “Prêmio Economista do Ano 2016”. A iniciativa, do Corecon/RS, é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público. 

Leia no site

 

 

 

Coluna Economia em Dia

 

Governo Trump e o novo cenário econômico mundial

As fragilidades da economia gaúcha

Alfredo Meneghetti Neto

Economista, pesquisador da FEE, conselheiro do Corecon/RS

leia a coluna

Unisinos tem Doutorado em Economia

O Programa de Pós-Graduação da Unisinos teve o curso de doutorado em Economia aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso, com duração máxima de quatro anos, tem como área de concentração Organização Industrial e Economia Internacional. Entre outros objetivos, o curso se propõe a promover a pesquisa, a docência e a orientação, em nível de pós-graduação stricto sensu, na área de concentração e linhas de pesquisa propostas; capacitar docentes a desenvolver atividades de pesquisa e ensino em nível superior; e desenvolver as competências necessárias para que os alunos possam contribuir para o avanço da teoria econômica.

Interessados em receber material sobre o doutorado em Economia, devem enviar e-mail para o endereço: ppgecon@unisinos.br

 

Veja mais aqui

 

Econometria Aplicada no EViews R

De autoria de Igor Morais, Filipe Stona e Gustavo Schuck a FEE disponibiliza ao público o EViews R. Do ponto de vista operacional o EViews R é muito mais do que um simples pacote estatístico com uma boa interface. Esse software permite ao usuário manter seus modelos atualizados em tempo real, conectando o mesmo a dados na internet. Permite programar rotinas diversas com vários modelos e, a despeito das falhas de testes estatísticos de fronteira, o usuário pode ainda se conectar com outros softwares como o R e o Matlab. O EViews R pode ser utilizado para análises estatísticas e econométricas de três diferentes maneiras: interface gráfica, comandos individuais e arquivo de programa.

Leia mais aqui 

Dicas para o cotidiano financeiro é tema de livro assinado por Biazus

Aconteceu, no dia 16, na Livraria e Café Do Arco da Velha, em Caxias do Sul, o lançamento do livro “Dica do Economista para o cotidiano da sua vida financeira”, de autoria do delegado regional do Corecon/RS, economista Milton Biazus. Com 164 páginas, o livro reúne 57 artigos de economia, abordando assuntos cotidianos como endividamento, investimentos, planejamento e orçamento familiar.

 

TV Corecon

O Corecon/RS está com um novo e interessante espaço em seu site, a TV Corecon/RS. Trata-se de um canal no youtube, onde estamos armazenando vídeos, com entrevistas, eventos, entre outros, para possibilitar consultas posteriores aos temas arquivados. Você pode acessar diretamente pela capa do site da Entidade, que, além de um botão específico, disponibiliza uma janela para acesso, com entrevistas ou depoimentos de interesse dos economistas.

ver o vídeo

 

Fadergs abre Inscrições para Curso de Perícia Judicial e Extrajudicial

Encontram-se abertas as inscrições para mais uma edição do curso de especialização em Perícia Judicial e Extrajudicial (7ª Edição). Economistas com registro ativo junto ao Corecon/RS têm desconto de 40% na matrícula, quando realizada até três dias antes do início das aulas, que acontece dia 25 de novembro.

 

Café com Economia, da Aeconsul, aborda PEC 241

A Aeconsul promoveu, no dia 18 último, mais uma edição do “Café com Economia”. Sob a coordenação do economista Ezequiel Megiato, o evento aconteceu na sede da entidade, no centro de Pelotas, e recebeu o economista Rodrigo Fernandez para falar sobre a PEC 241.

Boletim 47 de 2016 | 22/11/2016 | CORECON/RS |   Acesse os boletins anteriores - clique aqui