Boletim Informativo CORECON/RS nº 47 / 23 de novembro de 2015



Corecon/RS entrega prêmios aos vencedores do Concurso de Redação
em Educação Financeira

 

 
O Corecon/RS realizou, nesta sexta-feira, dia 20, na sua sede, em Porto Alegre, a solenidade de entrega de premiação dos vencedores do III Concurso de Redação em Educação Financeira. Promovido pela Entidade, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o concurso foi realizado junto aos alunos das escolas públicas e privadas dos níveis fundamental e médio no Rio Grande do Sul.
 
A solenidade foi presidida pelo presidente do Corecon/RS, economista Fernando Ferrari Filho, e pelo coordenador da Comissão de Educação Financeira e vice-presidente da Entidade, economista Everton Lopes, e contou com a participação da representante da Seduc, Silvana Carvalho, de professores das escolas premiadas, de pais e alunos.
 
Leia Mais...
 
 

 
Corecon/RS divulga Jornalista de Economia do Ano e melhores reportagens de Economia
 

 
 
O jornalista Eugênio Bortolon, editor de Economia do jornal Correio do Povo, foi escolhido o “Jornalista de Economia do Ano”, prêmio concedido pelo Corecon/RS, com o apoio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS (Sindjors). O “Prêmio Corecon/RS Jornalista de Economia do Ano” tem como objetivo homenagear um jornalista, devidamente registrado no Sindicato dos Jornalistas do RS, colunista, repórter, editor de economia, comentarista econômico, de mídia eletrônica ou digital, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por membros da ARI, do Sindjors, do Corecon/RS e de faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/jornalismo.
 
O Corecon/RS divulgou, também, os vencedores do “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015”. Na categoria Mídia Impressa, o 1º Lugar ficou para a Série “Encare a crise”, de autoria do jornalista Erik Farina, do Jornal Zero Hora. O 2º Lugar foi para a matéria “Série “Vida de Startup”, da jornalista Patrícia Comunello, do Jornal do Comércio. O 3º Lugar foi para a matéria “A vida depois da crise”, de autoria do jornalista Andreas Müller, da Revista Amanhã. A melhor Reportagem de Rádio foi a matéria “A maior crise financeira no RS”, de autoria do jornalista Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha. 
 

Leia Mais...
 
 

 
 
Fadergs promove mais uma edição do "Economistalk - Papo de Economista
 
 
Com o apoio do Corecon/RS,  a Escola de Negócios da Fadergs promove, no dia 4 de dezembro próximo, às 18 horas, na Unidade Riachuelo, em Porto Alegre, mais uma edição do “Economistalk – Papo de Economista”, com a economista Paula Melo, gerente financeira da área da Tesouraria Corporativa, que vai falar sobre finanças empresariais. 
 
Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), possui MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Trabalha na Lojas Renner desde 2008. Atua em Finanças desde 1991, tendo iniciado sua carreira em empresas de porte no segmento da Indústria. Nesse período, atuou na estruturação de FIDC’s, Debêntures, Operações Financeiras Estruturadas, Hedge Accouting, Gestão de Caixa e Dívida, implantação de sistemas corporativos para gestão financeira e Gestão de Seguros Corporativos.

Para inscrições e maiores informações, clique aqui
 

PUCRS promove Curso de Finanças Públicas à distância

 

Encontram-se abertas as inscrições para a terceira edição do curso “Finanças Públicas (Modalidade à distância)”, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Ministrado e coordenado pelo professor Alfredo Meneghetti Neto, o Curso, que acontecerá de 11 de janeiro a 13 de fevereiro, na PUCRS, é dirigido a profissionais, com ou sem nível superior, funcionários públicos, empresários, aposentados e estudantes universitários. Tem como objetivo capacitar o aluno a compreender o funcionamento e a estratégia da política fiscal e a dominar os instrumentos de análise de economia pública, de maneira a poder ler, criticar e assessorar governos em suas decisões de política fiscal.

O investimento é de R$ 60,00.

Para maiores informações e formas de pagamento, consulte o site www.pucrs.br/educacaocontinuada

 

 


 


 


 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...

 



Coluna Economia em Dia


Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com a economista Clarissa Black (Corecon/RS nº 7850), pesquisadora da Fundação de Economia e Estatística
, intitulada "O Brasil e os preços de commodities no mercado internacional". Para acessar, clique na figura acima.





Pesquisa aponta distorções de informações e fragilidades da atuação do
Economista no mercado de trabalho
 

O conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, apresenta, no artigo “Os registros e as previsões para 2024 dos economistas gaúchos”, um estudo sobre o perfil do Economista no Rio Grande do Sul, com base nos cadastros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013 e do Corecon/RS, apontando distorções normalmente utilizadas pelas empresas no momento das contratações, o que leva à fragilidade dos órgãos de fiscalização e regulamentação profissionais e, consequentemente, ao enfraquecimento de sua inserção no mercado de trabalho. Faz, ainda, previsões da pirâmide etária dos economistas para os próximos 10 anos, com base em algumas hipóteses que levanta ao longo do texto.

Clique aqui para ler a Pesquisa...

 

Prêmios Nobel de Economia


O Corecon/RS disponibilizou no Site a relação dos ganhadores dos Prêmios Nobel de Economia. Para acessar, clique
aqui

 


 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 



Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Novembro

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/novembro.pdf


Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!