Prêmio Economista do Ano

Acompanhe no site do Corecon/RS o regulamento para concorrer ao “Prêmio Economista do Ano 2016”. A iniciativa, do Corecon/RS, é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público. 

Leia no site

 

 

Abertas inscrições para “Prêmio Reportagem de Economia 2016” e “Prêmio Jornalista de Economia do Ano”

Encontram-se abertas as inscrições para o “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2016” e para o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano”. O “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2016” tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia imprensa (reportagem de revistas e jornais on line), radiojornalismo (reportagem de rádio) e mídia digital (reportagem em mídia digital).

Leia no site

Coluna Economia em Dia

 

Governo Trump e o novo cenário econômico mundial

Governo Trump e o novo cenário econômico mundial

Pedro Cezar Dutra Fonseca

Economista, ex-presidente Corecon/RS, professor da UFRGS

leia a coluna

 

Informe Urgente Corecon/RS: Consulta Pública Lei do Economista

Senhores (as) Economistas,

Encontra-se aberta na internet, no sítio do Senado Federal, Consulta Pública para recebimento de opiniões dos cidadãos, com fulcro na Resolução nº 26/2013, que estabelece mecanismo de participação popular na tramitação das proposições legislativas no Senado Federal.

Leia no site

 

Econometria Aplicada no EViews R

De autoria de Igor Morais, Filipe Stona e Gustavo Schuck a FEE disponibiliza ao público o EViews R. Do ponto de vista operacional o EViews R é muito mais do que um simples pacote estatístico com uma boa interface. Esse software permite ao usuário manter seus modelos atualizados em tempo real, conectando o mesmo a dados na internet. Permite programar rotinas diversas com vários modelos e, a despeito das falhas de testes estatísticos de fronteira, o usuário pode ainda se conectar com outros softwares como o R e o Matlab. O EViews R pode ser utilizado para análises estatísticas e econométricas de três diferentes maneiras: interface gráfica, comandos individuais e arquivo de programa.

Leia mais aqui 

 

FEE 43 Anos: Programação de Aniversário

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) está comemorando, neste mês de novembro, 43 anos de existência. Nessa trajetória, a instituição tem produzido estudos, estatísticas e indicadores que ajudam a compreender a realidade do Rio Grande do Sul e apoiam o desenvolvimento de políticas públicas. Para marcar a data, segue abaixo, programação especial. A entrada é gratuita, não é necessário se inscrever antecipadamente e haverá emissão de certificado aos participantes.

Leia no site

 

Fadergs abre Inscrições para Curso de Perícia Judicial e Extrajudicial

Encontram-se abertas as inscrições para mais uma edição do curso de especialização em Perícia Judicial e Extrajudicial (7ª Edição). Economistas com registro ativo junto ao Corecon/RS têm desconto de 40% na matrícula, quando realizada até três dias antes do início das aulas, que acontece dia 25 de novembro.

 

Unisinos promove I Simpósio Brasileiro de Economia do Crime

O Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos (PPGE Unisinos), em parceria com o PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promove o I Simpósio Brasileiro de Economia do Crime, que acontecerá no dia 18 de novembro próximo, no campus da Universidade. O evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública do RS e do Instituto de Direito e Economia do RS (IDERS).

Leia no site

 

 

 

Feira do Livro de Porto Alegre 

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) lançou, no dia 31, dentro da Feira do Livro, o livro “Estruturas e Dinâmicas Socioespaciais Urbanas no Rio Grande no Sul: transformações em tempos de globalização (1991-2010)”. A obra é organizada por Álvaro Luiz Heidrich, Iván Gerardo Peyré Tartaruga, Paulo Roberto Rodrigues Soares e Rosetta Mammarella.

O ex-vice-presidente do Corecon/RS, economista  Everton Lopes, realizou, no dia 9, no Pavilhão de Autógrafos, sessão de autógrafos de seu livro “Vivendo a sua realidade financeira”. A obra tem o objetivo de mostrar aos leitores que é possível viver bem com o salário que se ganha.

Também no dia 9, o economista e pesquisador da FEE Tomás Pinheiro Fiori autografa a obra "Economia e política do desenvolvimento regional no Rio Grande do Sulç (1988-2010)".

Dia 10, quinta-feira, na Sala Leste do Santander Cultural, a FEE promoveu o lançamento da obra “Aglomerações e Arranjos Produtivos Locais no Rio Grande do Sul”, organizado pelo economista e pesquisador da Instituição Rodrigo Morem da Costa. A obra traz a síntese dos resultados de pesquisa feita pela FEE em onze Aglomerações Produtivas do RS, com a finalidade de estudar os elos de sua cadeia produtiva e os fatores que condicionam a competitividade das empresas.

 

Dicas para o cotidiano financeiro é tema de livro assinado por Biazus

Acontece no dia 16 de novembro próximo, às 18 horas, na Livraria e Café Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570), em Caxias do Sul, o lançamento do livro “Dica do Economista para o cotidiano da sua vida financeira”, de autoria do delegado regional do Corecon/RS, economista Milton Biazus. A obra reúne textos que orientam sobre a relação com o dinheiro, ensinando a lidar com o consumo de forma consciente e sem comprometimento das finanças. Com 164 páginas, o livro reúne 57 artigos de economia, abordando assuntos cotidianos como endividamento, investimentos, planejamento e orçamento familiar. 

 

TV Corecon

O Corecon/RS está com um novo e interessante espaço em seu site, a TV Corecon/RS. Trata-se de um canal no youtube, onde estamos armazenando vídeos, com entrevistas, eventos, entre outros, para possibilitar consultas posteriores aos temas arquivados. Você pode acessar diretamente pela capa do site da Entidade, que, além de um botão específico, disponibiliza uma janela para acesso, com entrevistas ou depoimentos de interesse dos economistas.

ver o vídeo

 

Boletim 46 de 2016 | 15/11/2016 | CORECON/RS |   Acesse os boletins anteriores - clique aqui