Boletim Informativo CORECON/RS nº 46 / 16 de novembro de 2015


 
Economia em Pauta
 
“Cooperar é moderno porque conecta as pessoas”, diz Alexandre Barbosa
 
 
Economista Alexandre Barbosa (à direita) falou sobre cooperativismo de crédito no mercado financeiro
 
Cooperativismo foi o tema central do Economia em Pauta do mês de novembro, ocorrido na noite de terça-feira, dia 10, no Hotel Plaza São Rafael, numa promoção do Corecon/RS. Como palestrantes, participaram o economista Alexandre Englert Barbosa (Corecon/RS nº 6090), superintendente de Economia e Riscos do Banco Cooperativo Sicredi, que abordou “O cooperativismo de crédito no mercado financeiro”, e o jornalista Milton Siles Simas Júnior, presidente do Sindicado dos Jornalistas do Estado do RS, que apresentou um relato histórico da formação de cooperativas de jornalistas no Rio Grande do Sul.
 
 
 
Leia Mais...
 
 
 

 
 
Corecon/RS divulga vencedores do Concurso de Redação em Educação Financeira
 
 

 
 
O Corecon/RS divulgou nesta quinta-feira, dia 12, a relação dos alunos vencedores do III Concurso de Redação em Educação Financeira, promovido pela entidade, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), junto às escolas públicas e privadas dos níveis fundamental e médio no Rio Grande do Sul.
Com o tema “Educação Financeira em Casa e na Escola”, o Concurso tem como objetivo estimular e desenvolver junto aos estudantes a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País.

 
Leia Mais...
 
 

 

Entidades gaúchas se mobilizam para indicação 
ao “Prêmio Economista do Ano”

 

 

O Corecon/RS está recebendo as indicações para o “Prêmio Economista do Ano - 2015”. Os candidatos ao Prêmio são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações, sociedades e sindicatos, entre outras, sediados no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico. 

Leia Mais...

 


 

FEE comemora 42 anos
 

Dentro da semana de comemoração dos seus 42 anos, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) promoveu, ao longo da última semana, uma série de atividades. A semana foi aberta com os painéis “Desemprego no RMPA: Inversão entre mulheres e homens”, com a pesquisadora Patrícia Biasoli; “O embargo agrícola russo e seus efeitos nas exportações gaúchas”, com Mariotto Jubran e Sérgio Leusin Jr; “Porto Alegre em perspectiva: alguns dados que desenham o perfil socioeconômico da capital gaúcha”, com Marcos Wink Jr, Daiane Menezes e Iracema Castelo Branco.
 
 
 
 
Na manhã da última quarta-feira, o presidente da instituição, economista Igor Morais, promoveu um café da manhã com a imprensa, quando foi lançada a nova edição do “RS em Números”, que atualiza os indicadores-chave sobre a realidade socioeconômica do Rio Grande do Sul, como Contas Regionais, População, Comércio Exterior, Emprego, Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, Saúde e Educação. “Temos que reforçar a importância da instituição em contribuir para as análises de políticas públicas no Rio Grande do Sul”, disse o presidente, ressaltando que a FEE tem essa importância, não só na produção de dados e informações, “mas por contribuir para a sociedade, avaliando políticas públicas nas áreas da educação, saúde, segurança pública, finanças públicas e em diversos outros aspectos de desenvolvimento, como a questão da pobreza e de indicadores sociais”.
 
 
Na parte da tarde, além da inauguração da foto do ex-presidente da FEE, Adalmir Marquetti, ocorreu o painel “Economia em perspectiva: contribuições de ex-presidentes da FEE”, com as participações dos economistas Aod Cunha (Banco BTG Pactual) e Adalmir Marquetti (professor da PUCRS).
 

 


Interiorização em Passo Fundo
 
Cumprindo a terceira e última etapa do programa de interiorização do Corecon/RS para este ano de 2015, o presidente do Corecon/RS, economista Fernando Ferrari Filho, esteve em Passo Fundo, na última sexta-feira, dia 13. No município, Ferrari atendeu a convites da imprensa da região e, acompanhado pelo professor Julcemar Bruno Zilli, visitou a Universidade de Passo Fundo (UPF) e, à noite, numa promoção da Associação dos Economistas de Passo Fundo, proferiu palestra na UPF, sobre “Desafios e perspectivas para a economia brasileira”. Antes da palestra, acompanhado pelo fiscal do Corecon/RS, economista Antonio Hickmann, falaram aos formandos de Economia da UPF sobre a profissão do Economista e o mercado de trabalho, a função do Conselho e a importância do registro profissional. Após a palestra, aconteceu o jantar comemorativo aos 50 anos da Associação dos Economistas de Passo Fundo, presidida pelo economista Marco Antonio Montoya Rodrigues.




Fadergs promove mais uma edição do "Economistalk - Papo de Economista
 
 
Com o apoio do Corecon/RS,  a Escola de Negócios da Fadergs promove, no dia 4 de dezembro próximo, às 18 horas, na Unidade Riachuelo, em Porto Alegre, mais uma edição do “Economistalk – Papo de Economista”, com a economista Paula Melo, gerente financeira da área da Tesouraria Corporativa, que vai falar sobre finanças empresariais. 
 
Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), possui MBA em Finanças Empresariais pela FGV. Trabalha na Lojas Renner desde 2008. Atua em Finanças desde 1991, tendo iniciado sua carreira em empresas de porte no segmento da Indústria. Nesse período, atuou na estruturação de FIDC’s, Debêntures, Operações Financeiras Estruturadas, Hedge Accouting, Gestão de Caixa e Dívida, implantação de sistemas corporativos para gestão financeira e Gestão de Seguros Corporativos.

Para inscrições e maiores informações, clique aqui
 

 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...

 



Coluna Economia em Dia


Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com o economista Alexandre Englert Barbosa (Corecon/RS nº 6090), superintendente de Economia e Riscos do Banco Cooperativo Sicredi
, intitulada "Cooperativismo de crédito no mercado financeiro?"





Pesquisa aponta distorções de informações e fragilidades da atuação do
Economista no mercado de trabalho
 

O conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, apresenta, no artigo “Os registros e as previsões para 2024 dos economistas gaúchos”, um estudo sobre o perfil do Economista no Rio Grande do Sul, com base nos cadastros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013 e do Corecon/RS, apontando distorções normalmente utilizadas pelas empresas no momento das contratações, o que leva à fragilidade dos órgãos de fiscalização e regulamentação profissionais e, consequentemente, ao enfraquecimento de sua inserção no mercado de trabalho. Faz, ainda, previsões da pirâmide etária dos economistas para os próximos 10 anos, com base em algumas hipóteses que levanta ao longo do texto.

Clique aqui para ler a Pesquisa...

 


Revista Amanhã, divulga  “As 500 Maiores do Sul”

 A Revista AMANHÃ, em parceria com a PwC, divulgou na última quinta-feira, dia 15, em Curitiba, os resultados do ranking  “Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul”. A edição que celebra os 25 anos do projeto, revela as companhias que se destacaram no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Juntas, elas movimentaram, em 2014, a cifra de R$ 475,7 bilhões. O levantamento traz uma grande retrospectiva que aponta as empresas que saíram de cena e aquelas que assumiram o protagonismo no cenário empresarial da região ao longo dos últimos 25 anos. 

Leia Mais, no site da Amanhã



Bresser-Pereira na UFSM



A UFSM promove, na próxima quinta-feira, dia 19, às 19 horas, no Auditório da Associação dos Professores do Centro de Educação (CE), da Universidade, palestra com o ex-ministro da Fazenda , economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, que falará sobre “A construção Política do Brasil”. Na oportunidade, estará sendo lançado seu livro “A Teoria Econômica na Obra de Bresser-Pereira”, publicado pela Editora UFSM.
 

Prêmios Nobel de Economia


O Corecon/RS disponibilizou no Site a relação dos ganhadores dos Prêmios Nobel de Economia. Para acessar, clique
aqui

 


 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 



Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Novembro

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/novembro.pdf


Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!