Boletim Informativo CORECON/RS nº 44 / 2 de novembro de 2015


 

Chapa 2, “Um novo Corecon: renovação, equilíbrio e resultado”
vence eleições no Corecon/RS


A Chapa 2, “Um novo Corecon: renovação, equilíbrio e resultado”, venceu as eleições para renovação de um terço do Conselheiros Efetivos e Suplentes do Corecon/RS e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon. 

Assumirão, em janeiro próximo, para um mandato de três anos (2016/18), os economistas Darcy Carvalho dos Santos, Derly Fialho e Gabriel Torres, como Conselheiros Titulares, e Bruno Breyer Caldas, Filipe Grisa e Isabel Schutt, como Conselheiros Suplentes. Também assumem os economistas Henri Bejzman e Marcos Vinicio Wink Junior, como Delegado Federal Titular e Delegado Federal Suplente, respectivamente.

A chapa vencedora somou 286 votos de um total de 494 votos válidos, enquanto a Chapa 1, “Valorização do economista, ética e pluralismo”, obteve 185 votos. Foram contabilizados ainda 12 votos em branco e 11 votos nulos. 

As eleições do Sistema Cofecon/Corecons, que contaram com a primeira edição do voto eletrônico em 21 estados brasileiros, foram realizadas ao longo dos dias 29 e 30 de outubro, com os resultados de todo o País divulgados  oficialmente ainda na noite da última sexta-feira, dia 30. 

O presidente do Corecon/RS, economista Fernando Ferrari Filho,  parabenizou os integrantes da chapa vencedora e elogiou todo o processo eleitoral, “que foi norteado pelo espírito democrático e participativo”.

Representantes das comissões eleitorais dos estados participantes da votação eletrônica acompanharam a apuração na sede do Cofecon, na noite de sexta-feira, em Brasília. Pelo Rio Grande do Sul, acompanhou o processo o economista Hans Peter Gerwy. Antes de conhecer os resultados das eleições, o coordenador substituto do grupo de trabalho encarregado da operacionalização da eleição eletrônica dos Conselhos Regionais de Economia, conselheiro federal Luiz Alberto Machado, parabenizou a equipe do Cofecon responsável pelo desenvolvimento do projeto e as empresas que o executaram. “A ideia já é trabalhada há algum tempo e agora pode ser implementada, o que representa um marco e uma conquista para a classe de economistas", afirmou.

O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, também esteve presente na cerimônia de encerramento das eleições. “Não há outro modelo que ofereça mais lisura e segurança ao processo eleitoral do que este que foi implementado”, destacou. 

Confira os novos conselheiros regionais e delegados do Corecon/RS, eleitos para o triênio 2016/2018. 

 

CONSELHEIROS TITULARES

DARCY CARVALHO DOS SANTOS

Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas (UFRGS), com curso de Especialização (PUCRS). Trabalhou em diversas empresas privadas e foi auditor externo do Tribunal de Contas do Estado, e auditor de finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, ambos por concurso público. Exerceu cargos de coordenação e diretoria na administração estadual, e foi contemplado em três oportunidades com o Prêmio do Tesouro Nacional tratando de temas variados. Foi ainda autor e co-autor de cinco livros na área de Finanças Públicas (Noções Básicas de Orçamento e Finanças Públicas para Municípios, A crise das finanças estaduais - causas e alternativas, Finanças estaduais: verdades e mitos, Previdência social no Brasil: 1923-2009, e O Rio Grande tem saída?), e coordenador do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020.

 

DERLY FIALHO

Derly Fialho é economista com sólida experiência em governança corporativa, gestão de organizações associativas, governamentais e de desenvolvimento. Atuou como assessor da presidência do Sistema Fecomércio entre 2001 e 2005 e de 2009 a 2014. Em 2003, foi diretor regional do Serviço Social do Comércio (SESC/RS). Exerceu o cargo de secretário Municipal de Indústria e Comércio de Alegrete entre 1993 e 1996. É diretor-superintendente do SEBRAE/RS pela segunda vez (2005 a 2009).

 

 

 

GABRIEL P. TORRES

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS) e Mestre em Economia (PPGE-EA/UFRGS), com concentração nas áreas de Macroeconomia e Econometria. Foi economista da CDL Porto Alegre e assessor econômico da presidência da Associação Gaúcha para o desenvolvimento do Varejo (AGV) entre 2013-2015, quando também participou do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020. Teve sua dissertação premiada com o 3º Lugar no Prêmio Corecon-RS (2014). Desde 2015 é economista na Unidade de Estudos Econômicos (FIERGS), e associado efetivo do Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

 

 

CONSELHEIROS SUPLENTES

BRUNO BREYER CALDAS 

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS), Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças (PPGA/UFRGS), e doutorando em Economia (PPGE/UFRGS), com um período como aluno visitante na NOVA School of Business and Economics de Lisboa. Já trabalhou com perícia econômica e atualmente é Pesquisador em Economia na FEE, Editor-Chefe do periódico Ensaios FEE e Professor Assistente na UFRGS, tendo artigos publicados em congressos e periódicos nacionais.

 

 

 

FILIPE GRISA

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS) em 2009, especialista em Economia e Finanças (PPGE/UFRGS) e especialista em Economia da Cultura  (PPGE/UFRGS). É economista concursado do DETRAN/RS, atuando como Fiscal-Auditor na Autarquia entre 2011 e 2015.

 

 

 

 

ISABEL SCHUTT

Graduada em Ciências Econômicas (UFRGS), possui especialização em Finanças (PPGE/UFRGS).  Isabel é Gerente de Risco de Mercado, Risco de Liquidez e Alocação de Capital no Banco Cooperativo Sicredi, responsável pelo gerenciamento destes riscos para todas entidades do Sistema. Trabalha na instituição desde 2006, com experiência também na área de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros.

 

 

 

DELEGADO FEDERAL – TITULAR

HENRI BEJZMAN

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Perícia Financeira e Matemática Financeira. É economista e contador. Possui experiência em Contabilidade, atuando em Prestação de Contas de Projetos Culturais e em Contabilidade Empresarial. Cursou Pós-graduação em Administração Financeira (FGV/RJ), em Contabilidade com Ênfase em Custos e Orçamentos (UFRGS) e em Administração Agroindustrial (FDRH/RS). Atuou como professor substituto de Matemática Financeira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por cinco anos intercalados. Também lecionou Matemática Financeira na Faculdade de Administração de Osório/RS. Atua como Professor Tutor de Cursos de Ensino à Distância (Ulbra/Polo Canoas).

 

DELEGADO FEDERAL - SUPLENTE

MARCOS VINICIO WINK JUNIOR

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS), Mestre em Economia (FGV-SP) e Doutor em Economia (PPGE-EA/UFRGS). Marcos é pesquisador em Economia da FEE e professor da ESPM-Sul. Tem experiência na área de economia social e avaliação de políticas públicas.

 

 

 
 
 

 

Abertas inscrições para "Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015" e "Prêmio Jornalista de Economia do Ano"
O “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015” tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia imprensa, radiojornalismo e telejornalismo. Poderão participar trabalhos publicados ou veiculados em órgãos de imprensa do país (jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão). As inscrições deverão ser efetuadas, até o dia 13 de novembro próximo (sexta-feira), às 17 horas,  na sede do Corecon/RS (Rua Siqueira Campos, 1184 - 6º andar), em Porto Alegre.
 
       
 

Para informações sobre o “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015”, acesse o Edital pelo link http://www.coreconrs.org.br/pdf/premio2015/premio-reportagem-economia-2015.pdf

 

 

Para informações sobre o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2015”, acesse o Edital pelo link http://www.coreconrs.org.br/pdf/premio2015/premio-jornalista-economia-2015.pdf

Leia Mais...
 

 

Entidades gaúchas começam a se mobilizar para indicação
ao “Prêmio Economista do Ano”

 

 

O Corecon/RS está começando a receber as indicações para o “Prêmio Economista do Ano - 2015”. Os candidatos ao Prêmio são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações, sociedades e sindicatos, entre outras, sediados no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico. 

Leia Mais...

 



Corecon/RS promove Concurso de Redação em Educação Financeira

 

 

O Corecon/RS está promovendo o III Concurso de Redação em Educação Financeira, para os ensinos fundamental e médio das escolas do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo estimular e desenvolver junto aos estudantes, a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País. 


Leia Mais...

 


 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...

 



Coluna Economia em Dia


Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com o economista Lucas Schifino (Corecon/RS nº 7735), do Sistema Fecomércio/RS, que avalia os cenários para o comércio varejista. Para acessar a entrevista clique sobre a figura acima.

 




Pesquisa aponta distorções de informações e fragilidades da atuação do
Economista no mercado de trabalho
 

O conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, apresenta, no artigo “Os registros e as previsões para 2024 dos economistas gaúchos”, um estudo sobre o perfil do Economista no Rio Grande do Sul, com base nos cadastros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013 e do Corecon/RS, apontando distorções normalmente utilizadas pelas empresas no momento das contratações, o que leva à fragilidade dos órgãos de fiscalização e regulamentação profissionais e, consequentemente, ao enfraquecimento de sua inserção no mercado de trabalho. Faz, ainda, previsões da pirâmide etária dos economistas para os próximos 10 anos, com base em algumas hipóteses que levanta ao longo do texto.

Clique aqui para ler a Pesquisa...

 


Revista Amanhã, divulga  “As 500 Maiores do Sul”

 A Revista AMANHÃ, em parceria com a PwC, divulgou na última quinta-feira, dia 15, em Curitiba, os resultados do ranking  “Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul”. A edição que celebra os 25 anos do projeto, revela as companhias que se destacaram no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Juntas, elas movimentaram, em 2014, a cifra de R$ 475,7 bilhões. O levantamento traz uma grande retrospectiva que aponta as empresas que saíram de cena e aquelas que assumiram o protagonismo no cenário empresarial da região ao longo dos últimos 25 anos. 

Leia Mais, no site da Amanhã



Prêmios Nobel de Economia


O Corecon/RS disponibilizou no Site a relação dos ganhadores dos Prêmios Nobel de Economia. Para acessar, clique
aqui

 



FURG lança Edital para seleção de Mestrado

A Universidade Federal de Rio Grande (FURG) está lançando o Edital de Seleção ao Mestrado em Economia Aplicada para ingresso em 2016. As linhas de pesquisa são “Economia Costeira e Marinha” e “Desenvolvimento de Zonas Costeiras e Marinhas”.

Maiores informações no site http://www.siposg.furg.br/curso/1007

 


 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 



Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Novembro

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/novembro.pdf


Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!