Boletim Informativo CORECON/RS nº 43 / 26 de outubro de 2015


 

Caros economistas,


Nos dias 29 e 30 deste mês de outubro será realizada eleição para a renovação de um terço de Conselheiros Efetivos e respectivo número de suplentes deste CORECON/RS, bem como de Delegado Eleitor Efetivo e seu Suplente junto ao colégio eleitoral do Conselho Federal de Economia - COFECON.

A votação será realizada exclusivamente através do site www.votaeconomista.com.br e para isto o COFECON encaminhou via correio convencional para todos os economistas, uma carta contendo senha, instruções para alterá-la, e como proceder para votar. Caso você não tenha recebido, proceder conforme segue:

1) Entrar em contato urgente com o setor de registros do CORECON/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br  ou pelo fone (51) 3254-2603.

2) Acessar o site www.votaeconomista.org.br e na funcionalidade “Recuperar Senha” gerar diretamente uma senha provisória. O procedimento para a geração da senha definitiva consta no mencionado site.  

No site do CORECON/RS (www.coreconrs.org.br) consta o colégio eleitoral provisório, atualizado até o dia 27/10/15. O colégio eleitoral definitivo estará disponível pelo COFECON no site www.votaeconomista.com.br, após a referida data.

Nos dias da eleição (29 e 30/10/15), o CORECON/RS disponibilizará um computador para os economistas que desejarem votar na sede do Conselho, bem como nas delegacias regionais do Conselho em Caxias do Sul (Endereço: Rua Alfredo Chaves, 820 -3º andar - Ed. Sindilojas - Bairro Centro - Caxias do Sul/ RS - CEP 95020-460 - Telefone: (54) 4009-5560) e Pelotas (Endereço: Rua Pe. Anchieta, 1978 - Sala 1001 - Edif. Princesa do Sul - Pelotas/RS - CEP 96020-540 - Telefone: (53) 3225.9425).

Atenciosamente,

Econ. Fernando Ferrari Filho,
Presidente do CORECON/RS.


Chapa 1

 
PROPOSTA DE TRABALHO DA CHAPA 1

Colega Economista:

Nos dias 29 e 30 de outubro de 2015 exerça seu direito e vote na CHAPA 1, pela VALORIZAÇÃO DO ECONOMISTA, ÉTICA E PLURALISMO.

Seu voto é importante para que os seus representantes junto ao CORECON/RS continuem trabalhando no fortalecimento da categoria profissional e na ampliação da participação dos economistas no mercado de trabalho, de forma a contribuir ativamente para o processo de desenvolvimento e crescimento econômico e social do nosso Estado e do nosso País.

Para isso vamos apoiar e incentivar o nosso Plenário na promoção do desenvolvimento de estudos e análise de viabilidade para a implantação de novas delegacias no interior. Consequentemente com o esforço acima vamos apoiar e estimular com que o CORECON RS participe mais, também, nas comunidades do interior.

O esforço de ampliação de delegacias pretende estimular o maior fortalecimento do economista em regiões estratégicas do RS. Vamos apoiar e estimular o plenário do CORECON RS de tal forma que se continue a executar o "evento Economia em Pauta", oportunidade tanto para promover a integração entre jornalistas e economistas, bem como para a discussão e reflexão de termos econômicos e seus reflexos para a nossa região, País e para a nossa sociedade.

Vamos dar continuidade e apoiar a ampliação do bom trabalho que já vem sendo executado no que tange à fiscalização da profissão. Apoio e estimulo ao plenário do CORECON RS em ampliação das relações com os CORECON's tanto do PR quanto de SC, no sentido de que os economistas da região sul possam levar em conta em seus programas de valorização e promoção da profissão e a identidade que é peculiar a região.

Apoio e estímulo para que nosso regional seja um elemento cada vez mais participante em nosso sistema COFECON/CORECON's.

Estreitar o relacionamento com as IES com cursos de Economia do RS; Valorizar a carreira do economista, através de cursos, encontros de economistas, palestras na capital e no interior através de ações de interiorização. Nossa proposta inclui estimular e estreitar a aproximação do CORECON RS com entidades dos setores: judiciário, empresariais, públicas e da academia sempre visando à valorização e a promoção do economista. Atuar oficialmente e em parceria com as instituições de ensino médio, no sentido de desenvolver ações que estimulem o interesse de novos alunos pela profissão de economista.
 

PARA CONSELHEIROS EFETIVOS



Econ. EVERTON ANDRÉ BATISTA LOPES
Economista p/ UFRGS, Pós-Graduado em Finanças e Controladoria p/ FGV, Instrutor do SENAC e SEBRAE, Vogal na JUNTA COML/RS, Vice-Presidente (CORECON/RS - Gestões 2013 e 2015). Coordenador da Com. de Educação Financeira do CORECON/RS. Professor, palestrante e autor de livros s/ Educação Financeira. Ganhador do 1º. Prêmio de Adm. Simulada de Carteira de Investimentos da UFRGS em 1993. Diretor da Money Sul Educação Financeira e 1º Educador Financeiro do RS.



Econ. JOSÉ LUIZ AMARAL MACHADO
Economista p/ PUC/RS, empresário diretor das empresas Gerencial Auditoria e Consultoria S/S, Gerencial Empreendimentos e Participações Ltda., Gerencial Tecnologia da Informação Ltda e Gertec Aval. Econômica e Consultoria Ltda. Conselheiro do COFECON no período 2010/2015, Presidente do CORECON/RS 2007 e 2009, Vice-Presidente da JUNTA COML/RS na gestão 2007/2010, Diretor da Associação Comercial de POA/RS.



Econ. VALTUIR PEREIRA NUNES
Economista pela UFRGS e Pós-graduado em Regulação dos Serv.Públicos, p/ mesma Universidade. Desempenha suas atividades no Tribunal de Contas do Estado há 32 anos, atualmente como Diretor-Geral., tendo iniciado sua carreira no TCE em 1982. Posteriormente, como Auditor Público Externo, atuou em diversos setores da Casa, em especial na Assessoria Técnica da Diretoria de Controle e Fiscalização, e como Chefe de Gabinete do Ministério Público Especial junto ao TCE.

PARA CONSELHEIROS SUPLENTES


Econ. ANDRÉ MOMBACK WEBER
Ex- Presidente da ECOSERRA gestão 2012 – Caxias do Sul/RS. Trabalha com Avaliação de empresas, marcas e negócios; Projetos de Investimentos; Análise de Balanços; Fusões & Aquisições.



Econ. ASSÍLIO L. ZANELLA DE ARAÚJO
Economista pela UFSC, Mestrado em Economia com ênfase em Desenvolvimento Econômico pela UFRGS, Assessor Econômico do SINDUSCON/RS, 1º Lugar do IV Prêmio de Dissertação de Mestrado pelo CORECON/RS, Mérito Acadêmico pela UFSC – CORECON/SC e com diversos trabalhos apresentados e publicados em anais de congressos no Brasil.


Econ. CHRISTIAN KUHN
Graduado em Ciências Econômicas pela PUC/RS, Mestrado em Economia pela PUC/RS e Doutorado em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Atualmente é professor e coord. da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) e economista da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D).

PARA DELEGADO ELEITOR EFETIVO


José Luiz Amaral Machado
Economista pela PUC/RS, empresário diretor das empresas Gerencial Auditoria e Consultoria S/S, Gerencial Empreendimentos e Participações Ltda., Gerencial Tecnologia da Informação Ltda e Gertec Avaliação Econômica e Consultoria Ltda. Conselheiro do COFECON - Conselho Federal de Economia período 2010/2015, Presidente do CORECON/RS 2007 e 2009, Vice-Presidente da Junta Comercial do Estado do RS na gestão 2007/2010, Diretor da Associação Comercial de POA/RS.

PARA DELEGADO ELEITOR SUPLENTE


Econ. GERALDO P. RODRIGUES DA FONSECA
Ex- Presidente do CORECON/RS nas Gestões de 2010 a 2012, Diretor da Genesis Consultoria e Estudos Internacionais. Ex- Presidente do SINBORSUL – Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do RS. Atual conselheiro do CORECON/RS. .
 

Curta nossa Página no Facebook

 

 

Chapa 2

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 –  Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado

Após anos, as eleições de renovação de 1/3 dos conselheiros do CORECON-RS terá 2 chapas. Ao invés de apenas pagar a anuidade resolvemos renovar e oxigenar o conselho. Queremos novos nomes no CORECON-RS. Nossa ideia é dar mais retorno aos economistas. Para tanto, conforme nosso manifesto de lançamento disponível em nosso site (https://sites.google.com/site/corecon2015chapa2/nossas-ideias) e página em rede social (https://www.facebook.com/umnovocorecon), divulgamos aqui as principais idéias que pretendemos transformar em ações ao longo de nosso mandato:

Fóruns de debate online: Pretendemos ter fóruns de discussão pelas redes sociais que permitam economistas de diferentes tendências e opiniões debater de forma técnica e cordial, melhorando o ambiente de idéias.

Evento anual sobre os principais temas econômicos em debate: pretendemos criar um evento anual com palestrantes de nível nacional e internacional, financiado através de patrocinadores, resguardando os recursos do Conselho para as demais atribuições.

Aproximação Economista/Empresa: Divulgar para o empresariado a importância do economista para as empresas e para os economistas as oportunidades

Promoção de cursos ferramentais: buscar parceiros para ministrar cursos de áreas da economia que possam ser aplicadas no dia-a-dia das empresas e órgãos públicos, de forma a abrir oportunidades para os economistas, como por exemplo Econometria, Microeconomia aplicada em empresas, Valuation, Avaliação Quantitativa de Políticas Públicas, etc.

Retomar o contato com as Faculdades: o CORECON-RS deve colaborar para a qualificação da profissão já na Academia, colocando os estudantes em contato com os profissionais nas mais diferentes formas de atuação do Economista. O “CORECON Acadêmico” foi uma ação nesse sentido, e é preciso ter ações com as mesmas idéias, tanto no Interior quanto na Região Metropolitana.

Estimular a renovação no Conselho: entendemos que a atuação do economista no conselho é um trabalho voluntário, e não uma carreira. É importante estimular jovens economistas a serem conselheiros.

Ações transparentes: acreditamos que os economistas devem conhecer as finanças do Conselho, receita arrecadada e sua alocação em despesas. O CORECON-RS não pode se fechar em si mesmo, devendo mostrar às atividades produtivas a importância do economista.

 

Acreditamos que ao final dessa renovação teremos um Conselho que retorna anualmente resultados aos economistas.

Gostaríamos do teu voto de confiança e também teu apoio.

Fale conosco através de nossos e-mail (chapa2corecon2015@gmail.com) e Facebook (https://www.facebook.com/umnovocorecon). Queremos começar esse debate agora.

 

Muito obrigado por tua atenção!

Cordialmente,

Chapa 2

 

CONSELHEIROS TITULARES

DARCY CARVALHO DOS SANTOS

Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas (UFRGS), com curso de Especialização (PUCRS). Trabalhou em diversas empresas privadas e foi auditor externo do Tribunal de Contas do Estado, e auditor de finanças públicas da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, ambos por concurso público. Exerceu cargos de coordenação e diretoria na administração estadual, e foi contemplado em três oportunidades com o Prêmio do Tesouro Nacional tratando de temas variados. Foi ainda autor e co-autor de cinco livros na área de Finanças Públicas (Noções Básicas de Orçamento e Finanças Públicas para Municípios, A crise das finanças estaduais - causas e alternativas, Finanças estaduais: verdades e mitos, Previdência social no Brasil: 1923-2009, e O Rio Grande tem saída?), e coordenador do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020.

 

DERLY FIALHO

Derly Fialho é economista com sólida experiência em governança corporativa, gestão de organizações associativas, governamentais e de desenvolvimento. Atuou como assessor da presidência do Sistema Fecomércio entre 2001 e 2005 e de 2009 a 2014. Em 2003, foi diretor regional do Serviço Social do Comércio (SESC/RS). Exerceu o cargo de secretário Municipal de Indústria e Comércio de Alegrete entre 1993 e 1996. É diretor-superintendente do SEBRAE/RS pela segunda vez (2005 a 2009).

 

 

 

GABRIEL P. TORRES

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS) e Mestre em Economia (PPGE-EA/UFRGS), com concentração nas áreas de Macroeconomia e Econometria. Foi economista da CDL Porto Alegre e assessor econômico da presidência da Associação Gaúcha para o desenvolvimento do Varejo (AGV) entre 2013-2015, quando também participou do grupo em Finanças Públicas estaduais da Agenda 2020. Teve sua dissertação premiada com o 3º Lugar no Prêmio Corecon-RS (2014). Desde 2015 é economista na Unidade de Estudos Econômicos (FIERGS), e associado efetivo do Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

 

 

CONSELHEIROS SUPLENTES

BRUNO BREYER CALDAS 

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS), Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças (PPGA/UFRGS), e doutorando em Economia (PPGE/UFRGS), com um período como aluno visitante na NOVA School of Business and Economics de Lisboa. Já trabalhou com perícia econômica e atualmente é Pesquisador em Economia na FEE, Editor-Chefe do periódico Ensaios FEE e Professor Assistente na UFRGS, tendo artigos publicados em congressos e periódicos nacionais.

 

 

 

FILIPE GRISA

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS) em 2009, especialista em Economia e Finanças (PPGE/UFRGS) e especialista em Economia da Cultura  (PPGE/UFRGS). É economista concursado do DETRAN/RS, atuando como Fiscal-Auditor na Autarquia entre 2011 e 2015.

 

 

 

 

ISABEL SCHUTT

Graduada em Ciências Econômicas (UFRGS), possui especialização em Finanças (PPGE/UFRGS).  Isabel é Gerente de Risco de Mercado, Risco de Liquidez e Alocação de Capital no Banco Cooperativo Sicredi, responsável pelo gerenciamento destes riscos para todas entidades do Sistema. Trabalha na instituição desde 2006, com experiência também na área de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros.

 

 

 

DELEGADO FEDERAL – TITULAR

HENRI BEJZMAN

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Perícia Financeira e Matemática Financeira. É economista e contador. Possui experiência em Contabilidade, atuando em Prestação de Contas de Projetos Culturais e em Contabilidade Empresarial. Cursou Pós-graduação em Administração Financeira (FGV/RJ), em Contabilidade com Ênfase em Custos e Orçamentos (UFRGS) e em Administração Agroindustrial (FDRH/RS). Atuou como professor substituto de Matemática Financeira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por cinco anos intercalados. Também lecionou Matemática Financeira na Faculdade de Administração de Osório/RS. Atua como Professor Tutor de Cursos de Ensino à Distância (Ulbra/Polo Canoas).

 

DELEGADO FEDERAL - SUPLENTE

MARCOS VINICIO WINK JUNIOR

Graduado em Ciências Econômicas (UFRGS), Mestre em Economia (FGV-SP) e Doutor em Economia (PPGE-EA/UFRGS). Marcos é pesquisador em Economia da FEE e professor da ESPM-Sul. Tem experiência na área de economia social e avaliação de políticas públicas.

 

 

 
 
 

 
 
Clique, para mais informações Eleições 2015, no Site Corecon/RS

 
Nominata das Chapas

Colégio Eleitoral Provisório

Edital Eleições 2015
 
 
 

 
 
Recuperação de Senha para votação
 
Considerando que muitos economistas ainda não receberam, via correio convencional, a senha do Cofecon para votação, provavelmente em função de problemas de desatualização de endereço, orientamos que entre em contato urgente com o setor de registros do Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br  ou pelo fone (51) 3254-2603. Também pode ser acessado o site www.votaeconomista.org.br e na funcionalidade “Recuperar Senha” gerar diretamente uma senha provisória. Lembramos que o procedimento para a geração da senha definitiva consta no mencionado site.  
 
 

 
 
Nota de Orientação às Associações Conveniadas ao Corecon/RS  
 

O presidente do Corecon/RS, economista Fernando Ferrari Filho, encaminhou documento aos presidentes das Associações de Economistas do RS, no dia 2 de outubro último,  com o seguinte conteúdo:

“O Corecon-RS, atendendo à orientação da Comissão Eleitoral, recomenda que os membros das associações de Economistas conveniadas ao referido Conselho não se manifestem publicamente, em nome da entidade, sobre suas preferências de chapas eleitorais para o pleito de 29 e 30 de outubro próximo, sob pena de comprometer o processo democrático eleitoral em andamento.”

 


 

Abertas inscrições para "Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015" e "Prêmio Jornalista de Economia do Ano"
O “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015” tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia imprensa, radiojornalismo e telejornalismo. Poderão participar trabalhos publicados ou veiculados em órgãos de imprensa do país (jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão). As inscrições deverão ser efetuadas, até o dia 13 de novembro próximo (sexta-feira), às 17 horas,  na sede do Corecon/RS (Rua Siqueira Campos, 1184 - 6º andar), em Porto Alegre.
 
       
 

Para informações sobre o “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015”, acesse o Edital pelo link http://www.coreconrs.org.br/pdf/premio2015/premio-reportagem-economia-2015.pdf

 

 

 

 

Para informações sobre o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2015”, acesse o Edital pelo link http://www.coreconrs.org.br/pdf/premio2015/premio-jornalista-economia-2015.pdf


Leia Mais...
 

 

 

Corecon/RS promove Concurso de Redação em Educação Financeira

 

 

O Corecon/RS está promovendo o III Concurso de Redação em Educação Financeira, para os ensinos fundamental e médio das escolas do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo estimular e desenvolver junto aos estudantes, a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País. 


Leia Mais...

 


 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...


 


 

Metroplan abre Concurso para Economista

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) está realizando processo seletivo para contratação emergencial de Economista.  As inscrições encerram-se no dia 28 próximo e deverão ser feitas com base no modelo disponibilizado em www.metroplan.rs.gov.br e no Anexo II do Edital abaixo. Os documentos deverão ser entregues  diretamente na sede da Metroplan (Rua Vinte e Quatro de Outubro, 388 – Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Divisão de RH), das 9h30min às 11h30min e das 14h às 17h). 

 

Leia o Edital

 


 

Coluna Economia em Dia

 



Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com o economista Felipe Rodrigues da Silva (Corecon/RS nº 5136), Chefe da Divisão da Dívida Pública do Tesouro do Estado, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), sobre o Relatório Anual 2014 da Dívida Pública Estadual. Para acessar a entrevista clique sobre a figura acima.

 



Pesquisa aponta distorções de informações e fragilidades da atuação do
Economista no mercado de trabalho
 

O conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, apresenta, no artigo “Os registros e as previsões para 2024 dos economistas gaúchos”, um estudo sobre o perfil do Economista no Rio Grande do Sul, com base nos cadastros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013 e do Corecon/RS, apontando distorções normalmente utilizadas pelas empresas no momento das contratações, o que leva à fragilidade dos órgãos de fiscalização e regulamentação profissionais e, consequentemente, ao enfraquecimento de sua inserção no mercado de trabalho. Faz, ainda, previsões da pirâmide etária dos economistas para os próximos 10 anos, com base em algumas hipóteses que levanta ao longo do texto.

Clique aqui para ler a Pesquisa...

 


Revista Amanhã, divulga  “As 500 Maiores do Sul”

 A Revista AMANHÃ, em parceria com a PwC, divulgou na última quinta-feira, dia 15, em Curitiba, os resultados do ranking  “Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul”. A edição que celebra os 25 anos do projeto, revela as companhias que se destacaram no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Juntas, elas movimentaram, em 2014, a cifra de R$ 475,7 bilhões. O levantamento traz uma grande retrospectiva que aponta as empresas que saíram de cena e aquelas que assumiram o protagonismo no cenário empresarial da região ao longo dos últimos 25 anos. 

Leia Mais, no site da Amanhã



 

Prêmios Nobel de Economia

O Corecon/RS disponibilizou no Site a relação dos ganhadores dos Prêmios Nobel de Economia. Para acessar, clique aqui

 


 

 

FURG lança Edital para seleção de Mestrado

A Universidade Federal de Rio Grande (FURG) está lançando o Edital de Seleção ao Mestrado em Economia Aplicada para ingresso em 2016. As linhas de pesquisa são “Economia Costeira e Marinha” e “Desenvolvimento de Zonas Costeiras e Marinhas”.

Maiores informações no site http://www.siposg.furg.br/curso/1007

 


 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 



Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Outubro

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/outubro.pdf


Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!