Boletim Informativo CORECON/RS nº 39 / 28 de setembro de 2015


 

Eleições para um terço de Conselheiros Efetivos e Suplentes

O Corecon/RS informa que se encontra aberto o processo eleitoral para a renovação de um  terço de Conselheiros Efetivos e Suplentes da entidade, e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon. A votação será exclusivamente pela internet, através do site www.votaeconomista.org.br, conforme Edital publicado dia 11 de agosto último, na página 72 do Diário Oficial do Estado, e na página 2 do Segundo Caderno do Jornal do Comércio. A eleição acontecerá no dia 29 de outubro de 2015, da 0 (zero) hora às 24 (vinte e quatro) horas, e no dia 30 de outubro de 2015, da 0 (zero) hora às 20 (vinte) horas, no sitio eletrônico referido anteriormente. 

A senha aos economistas aptos a votarem (em dia com suas obrigações perante o Corecon/RS e demais informaçãos acerca dos procedimentos de votação), será encaminhada pelo Cofecon aos eleitores, via correio convencional, no endereço conforme consta no sistema cadastral dos Conselhos Regionais. Caso seu endereço e outros dados cadastrais não estejam atualizados, entrar em contato urgente com o Corecon/RS, através dos e-mails registro@coreconrs.org.br einformatica@coreconrs.org.br   

O Edital e os nomes que integram o Colégio Eleitoral Provisório do Corecon/RS encontram-se disponíveis em www.coreconrs.org.br

Leia Edital

Colégio Eleitoral Provisório

 


Acesse a Nominata das Chapas no Site do Corecon/RS

 


 
 
Economia em Pauta discutirá reformas fiscal/tributária e imposto sobre herança
 
O economista Sérgio Wulf Gobetti, Mestre e Doutor em Economia pela UNB e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA será um dos palestrantes da próxima edição do Economia em Pauta, que acontecerá no dia 13 de outubro, às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Gobetti, que atua no Ministério da Fazenda e é um dos maiores especialistas do país na área fiscal, falará sobre as reformas fiscal e tributária, e imposto sobre herança.

A entrada é gratuita. Na oportunidade, será servido um coquetel aos presentes, com a cortesia da Água Mineral Sarandi, Fante/Cordelier e Plaza São Rafael.

Informações e reservas pelo fone (51) 3254.2600 ou pelo e-mail
eventos@coreconrs.org.br.

 


Abertas inscrições para o Prêmio Corecon/RS

 


 

Acesse o Regulamento, clicando na figura acima, ou http://coreconrs.org.br/pdf/premio2015/regulamento-premio-coreconrs.pdf

 


Corecon/RS promove Concurso de Redação em Educação Financeira

O Corecon/RS está promovendo o III Concurso de Redação em Educação Financeira, para os ensinos fundamental e médio das escolas do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo estimular e desenvolver junto aos estudantes, a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País. 


Leia Mais...

 


 

Curso de Pós em Perícia Judicial e Extrajudicial

- Descontos especiais para Economistas registrados no Corecon/RS -


Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Pós Graduação em Perícia Judicial e Extrajudicial, promovido pela Fadergs, com o apoio do Corecon/RS. 

Com carga horária de 360 horas/aula, o Curso tem início no próximo sábado, dia 26, e é dirigido a profissionais e egressos das áreas da Administração, Direito, Economia, Engenharia, Contabilidade e áreas afins.

Leia Mais...



 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...



 

Coluna Economia em Dia

 



Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com o economista Lucilio Rogério Alves, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), intitulada "Cenários para a produção de grãos no Brasil e RS". Para acessar, basta clicar sobre a figura acima.

 


 
 
Fórum Fecomércio de Economia discute o Custo do Estado Brasileiro
 
“Qual o custo do estado brasileiro?” é o tema do 5º Fórum Fecomércio de Economia, que acontece dia 7 de outubro próximo, às 13h30min, no Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), em Porto Alegre.
 
Participarão do Painel “Qual o custo do Setor Público brasileira?” o economista Júlio Brunet (Auditor Fiscal da Receita Estadual e Diretor do Banrisul) e Mansueto Almeida (Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA) e do Painel “O Estado ajuda ou atrapalha o empreendedor brasileiro?”, com Adão Cassiano (Ex-Desembargador do TJRS), Júlio Ricardo Mottin (Presidente do Grupo Dimed-Panvel) e Fernando Schüler (Professor do INSPER e Curador do Projeto Fronteiras do Pensamento). 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fecomercio-rs.org.br/forumdeeconomia. As vagas são LIMITADAS.

Maiores informações, pelo fone (51)32865677
 


 


 

PUCRS realiza 9ª edição do Torneio do Empreendedor


 
A Prefeitura de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) está apoiando o Torneio do Empreendedor PUCRS 2015, uma das ações do Núcleo Empreendedor da PUCRS que objetiva despertar o espírito empreendedor e estimular a cultura empreendedora na Universidade. O objetivo é possibilitar aos alunos das diversas áreas acadêmicas um momento de aprendizado onde possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a participação no torneio. 

O Torneio encontra-se em sua 9ª edição e tem como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de instituições de ensino superior brasileiras devidamente credenciadas e/ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação dos projetos apresentados  é realizada com a participação de uma equipe multidisciplinar composta de representantes de parceiros internos e externos, tais como, professores e agentes de inovação das faculdades, da incubadora tecnológica Raiar, do parque tecnológico Tecnopuc, do Centro de Inovação da Microsoft e do Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, empresários e aceleradores de negócios.

As inscrições, via web, serão através do site http://eventos.pucrs.br/torneio-2015/ ou presencialmente no Setor de Educação Continuada (Educon) da PUCRS – Av. Ipiranga 6681, Prédio 15, Sala 112 e encerram dia 25 de Setembro de 2015.



 

XIV Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do RS


O turismo como estratégia do desenvolvimento


 

“O turismo como estratégia do desenvolvimento” é o tema central do XIV Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, que estará acontecendo nos dias 19 e 20 de outubro. Numa promoção da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Encontro tem o apoio da  Associação dos Economistas da Serra (Ecoserra) e do Corecon/RS. 

Para maiores informações, acesse o Site http://www.ucs.br/portais/curso123/eventos/18815/

 


 

 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 



Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Setembro

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/setembro.pdf


Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!