Boletim Informativo CORECON/RS nº 38 / 21 de setembro de 2015


 

Eleições para um terço de Conselheiros Efetivos e Suplentes

O Corecon/RS informa que se encontra aberto o processo eleitoral para a renovação de um  terço de Conselheiros Efetivos e Suplentes da entidade, e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon. A votação será exclusivamente pela internet, através do site www.votaeconomista.org.br, conforme Edital publicado dia 11 de agosto último, na página 72 do Diário Oficial do Estado, e na página 2 do Segundo Caderno do Jornal do Comércio. A eleição acontecerá no dia 29 de outubro de 2015, da 0 (zero) hora às 24 (vinte e quatro) horas, e no dia 30 de outubro de 2015, da 0 (zero) hora às 20 (vinte) horas, no sitio eletrônico referido anteriormente. 

A senha aos economistas aptos a votarem (em dia com suas obrigações perante o Corecon/RS e demais informaçãos acerca dos procedimentos de votação), será encaminhada pelo Cofecon aos eleitores, via correio convencional, no endereço conforme consta no sistema cadastral dos Conselhos Regionais. Caso seu endereço e outros dados cadastrais não estejam atualizados, entrar em contato urgente com o Corecon/RS, através dos e-mails registro@coreconrs.org.br einformatica@coreconrs.org.br   

O Edital e os nomes que integram o Colégio Eleitoral Provisório do Corecon/RS encontram-se disponíveis em www.coreconrs.org.br

Leia Edital

Colégio Eleitoral Provisório

 


Acesse a Nominata das Chapas no Site do Corecon/RS

 


 

Corecon/RS promove Concurso de Redação em Educação Financeira

O Corecon/RS está promovendo o III Concurso de Redação em Educação Financeira, para os ensinos fundamental e médio das escolas do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo estimular e desenvolver junto aos estudantes, a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País. 


Leia Mais...

 


 

Curso de Pós em Perícia Judicial e Extrajudicial

- Descontos especiais para Economistas registrados no Corecon/RS -


Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Pós Graduação em Perícia Judicial e Extrajudicial, promovido pela Fadergs, com o apoio do Corecon/RS. 

Com carga horária de 360 horas/aula, o Curso tem início no próximo sábado, dia 26, e é dirigido a profissionais e egressos das áreas da Administração, Direito, Economia, Engenharia, Contabilidade e áreas afins.

Leia Mais...



 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...



 

Coluna Economia em Dia, agora no Site do Corecon/RS


Lembramos que, desde o dia 28 de agosto, a Coluna Economia em Dia vem sendo publicada, às sextas-feiras, no site do Corecon/RS. Da mesma forma, está sendo distribuída semanalmente através do Boletim Informativo On Line, às segundas-feiras, aos quase quatro mil economistas registrados no Conselho.

Ressaltamos que a decisão de encerramento momentâneo de sua publicação no Jornal do Comércio foi tomada pelo veículo, em função de exigências econômico-financeiras ditadas pelo atual contexto da crise econômica, tanto brasileira quanto gaúcha.  

A Coluna Economia em Dia vinha sendo publicada semanalmente pelo Jornal do Comércio, de forma ininterrupta, desde o dia 27 de junho de 1996, através de acordo firmado, na época, pelo então presidente da entidade, economista Alejandro Kuajara Arandia, e pelos então conselheiros Hans Peter Gerwy e Francisco Carrion Junior, com a direção do Jornal.

 



Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com o economista Manoel Gil Costa Soares (Corecon/RS Nº 6021), intitulada "Ações como Investimento". Para acessar, basta clicar sobre a figura acima.

 


 

Contexto Econômico Nº 79 já no Site


Informamos que a edição nº 79(Maio-Agosto/2015), do Contexto Econômico, já está à disposição no Site do Corecon/RS.

 

 

Para acessá-la, basta clicar na figura acima, ou http://www.coreconrs.org.br/pdf/contexto-economico/edicao-79.pdf

 



Programa estimula intercâmbio acadêmico entre Brasil e Portugal

O Programa de Mobilidade Internacional do Santander Universidades é um programa de bolsas Luso-Brasileiras, exclusivamente para universidades públicas brasileiras, que tem como objetivo estimular o intercâmbio entre estudantes de graduação do Brasil e Portugal. Em sua décima edição, mais de 1.000 alunos já foram beneficiados. Somente em 2015, 165 bolsas de estudo já foram disponibilizadas a candidatos oriundos das 24 universidades participantes do Programa. A Bolsa de Estudo é o equivalente a 3.300 euros.

Gaúcho Felipe Sena e, ao fundo, Universidade de Coimbra

É o caso do estudande do terceiro semestre do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Felipe Sena, que se encontra atualmente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Portugal. Com 20 anos de idade, Felipe participa do Programa pela segunda vez e, neste ano, foi um dos oito classificados entre os 52 inscritos pela FURG.

Leia Mais...


Oscar Frank Jr fala sobre Conjuntura Econômica a alunos da QI

 

 

O economista Oscar André Frank Jr proferiu palestra, dia 14 último, na Unidade São Leopoldo das Escolas e Faculdades QI. Falou sobre conjuntura econômica para alunos dos cursos técnicos de Administração, ministrados pelas professoras Tisiane Oliveira, Patrícia Garcia e Daniela Tavares. O objetivo da palestra foi integrar os conteúdos acadêmicos com a realidade do mercado de trabalho. 

Oscar Frank Jr, que é economista da Fiergs e professor da Escola de Negócios da Fadergs,  explicou o crescimento econômico do Brasil entre os anos de 2004 e 2010, enfocando as causas das dificuldades econômicas nos anos seguintes, e falou sobre os desafios para o futuro. 

 

 

PUCRS realiza 9ª edição do Torneio do Empreendedor


 
A Prefeitura de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) está apoiando o Torneio do Empreendedor PUCRS 2015, uma das ações do Núcleo Empreendedor da PUCRS que objetiva despertar o espírito empreendedor e estimular a cultura empreendedora na Universidade. O objetivo é possibilitar aos alunos das diversas áreas acadêmicas um momento de aprendizado onde possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a participação no torneio. 

O Torneio encontra-se em sua 9ª edição e tem como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de instituições de ensino superior brasileiras devidamente credenciadas e/ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação dos projetos apresentados  é realizada com a participação de uma equipe multidisciplinar composta de representantes de parceiros internos e externos, tais como, professores e agentes de inovação das faculdades, da incubadora tecnológica Raiar, do parque tecnológico Tecnopuc, do Centro de Inovação da Microsoft e do Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, empresários e aceleradores de negócios.

As inscrições, via web, serão através do site http://eventos.pucrs.br/torneio-2015/ ou presencialmente no Setor de Educação Continuada (Educon) da PUCRS – Av. Ipiranga 6681, Prédio 15, Sala 112 e encerram dia 25 de Setembro de 2015.



 

Iders faz chamada para apresentação de trabalhos


A diretoria do Instituto de Direito e Economia do RS (Iders) está convidando a comunidade acadêmica a enviar seus trabalhos para apresentação no IX Congresso de Direito e Economia, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro próximo. Os trabalhos poderão ser enviados na modalidade de resumos (até 2 páginas) ou na forma completa (até 20 páginas) para o endereço gmciders@gmail.com até  o dia 30 de agosto de 2015.

Os trabalhos devem se inserir nas discussões de Direito e Economia, com ênfase em uma, ou mais, das áreas de Teoria Geral, Metodologia e História do Direito e Economia, Direitos de Propriedade, Direito Contratual & Economia dos Contratos, Responsabilidade (Civil, Penal e Administrativa), Direito Societário e Governança Corporativa, Teoria da Escolha Pública e Economia Política, Litígios, Processo e o Judiciário, Meio Ambiente, Direito Tributário e Distribuição de Renda, Direito do Consumidor e Assimetria Informacional, Direito Concorrencial, Direito e Desenvolvimento e Economia do Desenvolvimento, Outros (especificar).



 

 


 

XIV Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do RS


O turismo como estratégia do desenvolvimento


“O turismo como estratégia do desenvolvimento” é o tema central do XIV Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, que estará acontecendo nos dias 19 e 20 de outubro. Numa promoção da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Encontro tem o apoio da  Associação dos Economistas da Serra (Ecoserra) e do Corecon/RS. 

Para maiores informações, acesse o Site http://www.ucs.br/portais/curso123/eventos/18815/

 


 

 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 



Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Setembro

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/setembro.pdf


Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!