Nota de Falecimento

É com muita tristeza que o Corecon/RS informa o falecimento do colega economista e presidente da Associação dos Economistas da Zona Sul do estado do RS (Aeconsul), Sylvio Motta, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 13. O sepultamento será às 16 horas, no Cemitério São Francisco, na cidade de Pelotas. 

Sylvio Motta vinha desempenhando a função de presidente da Aeconsul desde 1º de janeiro de 2015. Era o atual coordenador do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel),  onde ministrou aulas nos cursos de Administração e Economia ao longo dos últimos 45 anos.

Portugal e Ferrari falam, no Economia em Pauta, sobre perspectivas no novo governo

Os economistas Marcelo Portugal e Fernando Ferrari Filho serão os palestrantes da próxima edição do Economia em Pauta, que acontecerá no dia 21 de setembro próximo (quarta-feira), às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514). Falarão sobre “O momento atual e perspectivas econômicas no novo governo”. 

Marcelo Savino Portugal é professor titular do Departamento de Economia da UFRGS, atualmente atuando como professor nos Programas de Pós-Graduação em Economia e em Administração da Universidade, e possui doutorado em Economia pela University of Warwick. Fernando Ferrari Filho é conselheiro e ex-presidente do Corecon/RS, é professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS, professor visitante da Washington and Lee University e pesquisador do CNPq, e possui pós-doutorado em Economia pela University of Tennessee e pela University of Cambridge.

Será fornecido um certificado de 2 horas complementares aos estudantes que participarem do evento. 

Na oportunidade, será servido um coquetel aos presentes, com a cortesia da Água Mineral Sarandi, Vinícola Laurentia e Plaza São Rafael. 

Entrada gratuita!

Informações e reservas pelo fone (51) 3254.2608 ou pelo e-mail eventos@coreconrs.org.br.

Coluna Economia em Dia


leia a matéria

Corecon/RS é convidado pela OAB/RS para receber ministro do Trabalho

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, participará, nesta sexta-feira, dia 16, na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do RS (OAB/RS), da visita que o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, fará à Entidade representativa dos advogados gaúchos. O convite foi feito pelo presidente da OAB/RS, advogado Ricardo Breier. 

 

Abertas inscrições para o Prêmio Corecon/RS 2016

Encontram-se abertas as inscrições para o “Prêmio Corecon/RS 2016”, nas modalidades Dissertação de Mestrado, Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso e Artigos Técnicos ou Científicos.

Leia mais


Entidades gaúchas começam a se mobilizar para indicação ao “Prêmio Economista do Ano”

O Corecon/RS está começando a receber as indicações para o “Prêmio Economista do Ano - 2016”. Os candidatos ao Prêmio RS são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações, sociedades e sindicatos, entre outras, sediados no Rio Grande do Sul.

Leia Mais

 

Corecon/RS promove Concurso de Redação em Educação Financeira

 

O Corecon/RS está promovendo o IV Concurso de Redação em Educação Financeira para o Ensino Fundamental e Médio das escolas do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo estimular e desenvolver junto aos estudantes a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País.

Leia no site

 

Encerrou, em Natal, mais uma edição do Since

Encerrou, no dia 3 de setembro último, o XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since). Realizado no Hotel Praiamar Natal Hotel & Convention, na cidade de Natal (RN), o evento reuniu, ao longo de três dias, representantes do Cofecon e dos Corecons de todo o País para debaterem os “Desafios da Economia Brasileira” e discutirem os subtemas a “Formação, aperfeiçoamento profissional e mercado de trabalho do economista”, “Aperfeiçoamento do sistema Cofecon/Corecons” e “Estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil”.

Leia no site

 

Comunicado Eleições 2016 

Senhores (as) Economistas,

Conforme Edital de Convocação de Eleições publicado no dia 15 de agosto do corrente ano, no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul e Jornal Correio do Povo, o Conselho Regional de Economia 4ª Região/RS, torna público que nos dias 27, 28, 29, 30 e 31 de outubro de 2016 estará realizando as eleições para Renovação de terço de membros deste Conselho, sendo 03 (três) Conselheiros Efetivos, 03(três) Conselheiros Suplentes, 01 (um) Delegado-Eleitor Efetivo e 01 (um) Delegado-Eleitor Suplente, junto ao Colégio eleitoral do COFECON.

Informamos que o prazo para as inscrições de chapas se encerra às 17h00min do dia 14/09/2016, na sede do CORECON/RS, sito à Rua Siqueira Campos, 1184 - Conj. 601 a 606 - Centro - Porto Alegre/RS.

Ressaltamos, ainda, que todos os documentos pertinentes às eleições encontram-se disponíveis pra download em nosso site www.coreconrs.org.br.

Atenciosamente,

Economista Simone Magalhães,

Presidente.    

Edital das Eleições

Leia no site

 

 

 

Corecon/RS visita Prefeitura de Caxias do Sul

O delegado regional do Corecon/RS, economista Milton Biazus, e o fiscal da Entidade, economista Antonio Hichmann, visitaram, no dia 1º, quinta-feira, a secretária Maria Beatriz Monteiro, da Receita Municipal de Caxias do Sul. A reunião teve o objetivo de solicitar que a Prefeitura forneça ao Corecon/RS a relação de pessoas físicas e jurídicas inscritas junto ao ISSQN naquele município, que tenham como ocupação e/ou ramo de atividades privativas do profissional economista.

Leia mais

 

Corecon/RS e Apimec/Sul acertam detalhes finais da parceria

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, reuniu-se, na última quinta-feira, dia 8, com o presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento em Mercado de Capitais do RS (Apimec/Sul), economista José Júnior de Oliveira. 

Leia no site


TV Corecon


Presidente da Apimec, economista José Junior de Oliveira, fala sobre as expectativas do mercado de capitais com o governo Temer.

ver o vídeo

 

Corecon/RS nas formaturas dos Cursos de Ciências Econômicas

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, participou, no sábado, dia 10 de setembro, da solenidade de formatura do  Curso de Ciências Econômicas da Fundação de Desenvolvimento do RS (Fadergs), ocorrido no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre. No mesmo dia, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), economista Nilson Luiz Costa, representou do Corecon/RS na formatura dos 13 novos bacharéis de Economia, da Universidade Federal de Santa Maria-Campus Palmeira das Missões. O evento aconteceu no Centro Cultural de Palmeira das Missões.

Leia no site

 

Unilasalle realiza Jornadas Mercosul

O Programa de Pós graduação em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle/Canoas, realizará, de 7 a 9 de novembro próximo, o IV Jornadas Mercosul. Os trabalhos podem ser encaminhados para o email jornadasmercosul@unilasalle.edu.br, aos cuidados dos professores Lucas Graeff ou Judite Sanson de Bem. Tanto o evento quanto a publicação que se originará contam com ISBN.

Mais informações acesse o site 

 

UCS faz chamada para submissão de trabalhos

A Universidade de Caxias do Sul está realizando chamada para submissão de trabalhos visando ao “XV Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste”, que acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro próximo, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).  Os trabalhos devem ser inscritos até o dia 12 de setembro próximo, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, margens 2cm e com o máximo de 20 páginas, incluindo tabelas, figuras e referências.

Leia no site

 

FAHOR promove Semana Internacional de Engenharia e Economia

Boletim 37 de 2016 | 13/09/2016 | CORECON/RS |   Acesse os boletins anteriores - clique aqui