Economistas e estudantes de Economia lotam

auditório da IMED, em Porto Alegre

Economistas e estudantes de economia de todo o Rio Grande do Sul estiveram reunidos, ao longo de todo o sábado, dia 19, no Campus Porto Alegre da Faculdade IMED, em Porto Alegre, para discutirem conjuntura econômica, reforma trabalhista, além de temas da atualidade, ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O presidente do Corecon-RS, economista Clovis Meurer, abriu o evento, comemorativo à Semana do Economista, desejando boas vindas aos profissionais e estudantes de economia que lotaram o ginásio, muitos, vindos de universidades de todo o ponto do estado.

O ex-secretário da Fazenda do RS, economista Aod Cunha de Moraes Júnior, fez uma apresentação sobre o cenário macroeconômico global e os desafios da economia brasileira para uma retomada de crescimento sustentável ao longo prazo. Apresentou gráficos sobre o crescimento do PIB global, a evolução do PIB percapita e previsões de crescimento econômico no mundo para 2017 e 2018. Lembrou que o Brasil apresentou a maior recessão econômica de sua história no período 2015-2016, “resultado de uma combinação do esgotamento de um modelo de política econômica e uma forte crise política”, e ressaltou que as perspectivas são de melhoras, embora o futuro ainda dependa de reformas consideradas necessárias. “O Brasil não tem aproveitado as oportunidades de fazer reformas que devem ser feitas”, acrescentou. 

Leia matéria completa no Site e acesse Galeria de Fotos do Evento

 

Acompanhe nossas páginas:

www.coreconrs.org.br  |   facebook.com/Corecon-RS  |   twitter.com/corecon4regiao

 

 

 

 

 

Coluna Economia em Dia


Maria Carolina Rosa Gullo

Economista, diretora Conhecimento de Ciências Sociais/UCS, Diretoria de Economia, Finanças e Estatísticas CIC/Caxias do Sul

Veja a matéria


 

 

 

CNeste sábado, Corecon-RS nas formaturas da UCS e Fadergs

O vice-presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo estará nesta sexta-feira, dia 25, em Caxias do Sul. Participará da solenidade de formatura dos estudantes do Curso de Ciências Econômicas da UCS, que acontecerá às 20 horas, no Teatro da Universidade.

O conselheiro Aristóteles Galvão representará o Corecon-RS na formatura dos estudantes de Ciências Econômicas da Fadergs, que acontecerá no próximo sábado, dia 26, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.

Leia no Site

 

Corecon-RS na Semana Acadêmica da Unijuí e Unipampa

Rogério Tolfo também foi palestrante, no dia 15 último, durante a Semana do Economista 2017, promovido pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí). Falou sobre “Financiamento de Longo Prazo para Investimento Fixo: acesso a linhas de crédito e projetos de viabilidade”.

A conselheira do Corecon-RS, economista Simone Magalhães, participou, no dia 18 de agosto, da 1ª Semana Acadêmica de Economia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ocorrida no Campus da Universidade, em Santana do Livramento. Abordou a profissão do Economista e as transformações no mercado de trabalho.

 

Meneghetti participa de workshop com jornalistas, na ARI

O ex-conselheiro do Corecon-RS, economista Alfredo Meneghetti Neto, participou, no dia 15 de agosto último, do workshop “Desafios da Economia Gaúcha e dúvidas frequentes”, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) em parceria com o Corecon-RS. O evento, dirigido a jornalistas e acadêmicos, aconteceu na sede da ARI, em Porto Alegre.

 

Corecon-RS no XXII Enesul, em Curitiba

Aconteceu, nos dias 28 e 29 de julho último, em Curitiba, o XXII Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul), que teve como tema principal “As perspectivas da economia brasileira sob a ótica da Região Sul”. Na mesa de abertura, o vice-presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, que representou o Conselho gaúcho, ao lado da presidente do Corecon-PR, economista Maria de Fátima Miranda, e do presidente do Cofecon, economista Júlio Miragaya, e demais representantes das entidades promotoras do evento.

Leia no Site

 

Inscrições abertas para apresentação de trabalhos em Encontro da Região da Serra

 

Encontram-se abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no XVI Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do RS (ESAES), que será realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nos dias 2 e 3 de outubro próximo. 

 

 

Inscrições abertas para o Prêmio Seae de Loterias 2017

O Prêmio Seae de Loterias é uma iniciativa da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) e tem o objetivo de incentivar estudos e pesquisas sobre o tema “Loterias”, com ênfase nas áreas de Regulação e de Responsabilidade Social Corporativa. 

Leia no Site


Atualização de cadastro junto ao Corecon-RS

 

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail. telefones, etc, informem o Corecon-RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.

 

EXTRATO DE EDITAL
CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA
4ª REGIÃO/RS

AVISO DE ELEIÇÃO

Faço saber que no dia 30 de outubro de 2017, a partir das 8 (oito) horas até as 20 (vinte) horas do dia 31/10/2017, no sítio eletrônico www.votaeconomista.org.br, serão realizadas eleições para renovação de um terço de Conselheiros Efetivos e Suplentes deste CORECON-RS, e de Delegados-Eleitores Titular e Suplente junto ao colégio Eleitoral do COFECON. O prazo para registro de chapas no CORECON-RS será de 30 (trinta) dias contados a partir do primeiro dia útil após a publicação do Edital, encerrando-se às 17 (dezessete) horas do dia 14 (quatorze) de setembro  de 2017. O Edital completo foi publicado no DOE em 15/08/2017. Demais informações no site www.coreconrs.org.br e www.votaeconomista.org.br. Porto Alegre, RS, 15 de agosto de 2017. Econ. Clovis Benoni Meurer – Presidente.

 

Inscrições abertas para o XXII Prêmio Tesouro Nacional

O Prêmio é idealizado pelo Tesouro Nacional, realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) e conta com o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O concurso é destinado a servidores públicos, professores, estudantes, profissionais liberais e pesquisadores, e visa estimular estudos e pesquisas na área de Finanças Públicas.

Leia no Site 

 

Unifesp abre seleção para cursos de Gestão Pública

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Decreto nº 5.800/2006, pelo Ministério da Educação/MEC, no âmbito do Programa 1061 – Brasil Escolarizado, ação 8426 – Formação Inicial e Continuada a Distância, torna pública a seleção de alunos à distância para o Cursos vinculados a UAB/Unifesp, que será regido pelo presente Edital: “Especialização em Gestão da Educação Pública”, “Especialização em Gestão Pública”, “Especialização em Gestão Pública Municipal”.

Informações em https://goo.gl/yRc3UD

 

Abertas inscrições para o 22º CBE 

 

 

 

O 22º Congresso Brasileiro de Economia (CBE) acontecerá de 6 a 8 de setembro, em Belo Horizonte. Promovido pelo Cofecon e pelo Corecon-MG, é voltado para reflexão e debate sobre os principais aspectos que afetam a economia brasileira e mundial. O evento terá como tema “Desenvolvimento Econômico, Justiça Social e Democracia: Bases para um Brasil Contemporâneo”. 

Leia no Site

 

Cofecon lança Concurso de Resenhas, dentro do 22º CBE 

O Cofecon e a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE) realizarão, durante o 22º CBE, uma sessão especial em comemoração aos 200 anos da publicação da obra "Princípios de Economia Política" de David Ricardo e aos 150 anos de publicação da primeira edição do Livro I de "O Capital", de Karl Marx. Como forma de estimular a produção acadêmica, lançam o Concurso de Resenhas sobre os livros mencionados, com foco em estudantes de graduação em Ciências Econômicas. 

Leia no Site

 

Economistas têm descontos nas anuidades, em função da idade

O Corecon-RS está concedendo desconto de 80% do valor da anuidade aos economistas do sexo masculino, com idade superior a 70 anos, e às economistas do sexo feminino, com idade superior a 65 anos. A medida está prevista por Resolução do Corecon-RS, nº 385/2017, de 26 de abril de 2017, em atendimento à Resolução Nº 1.945, do Cofecon, que dispõe sobre o tratamento especial dispensado em função da idade, no Sistema Cofecon/Corecons.

Leia no Site


Atenção, Economista Perito!

Se você se inscreveu no Cadastro Nacional de Peritos em Economia e Finanças (CNEPF), confira no site do Cofecon a existência ou não de pendências de informações, para que seu nome não fique desabilitado.  

http://cnpef.cofecon.gov.br/

 

Boletim 34 de 2017 | 22/08/2017 | CORECON-RS | Acesse os boletins anteriores - clique aqui