Economia da Corrupção foi tema de debate no Plaza

O Corecon/RS realizou, na noite da última quarta-feira, dia 20, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, mais uma edição do Economia em Pauta, evento mensal promovido pela Entidade. O tema foi “Economia da Corrupção” e reuniu o economista André Carraro, Doutor em Economia pela Universidade Federal do RS (Ufrgs) e professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e o jornalista Diego Casagrande, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.


Coluna Economia em Dia

Corecon/RS disponibilizará cadastro de economistas Peritos ao Judiciário gaúcho

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, reuniu-se, na última quarta-feira, dia 6, com a corregedora-Geral de Justiça do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Na oportunidade, também participaram do encontro, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, os Juízes-Corregedores José Luiz Leal Vieira, Leandro Raul Klippel e Daniel Englert Barbosa. Corecon/RS e Corregedoria-Geral de Justiça reuniram-se para discutir a viabilização do Cadastro de Peritos de Economia. 


Laurentia é nova parceira do Corecon/RS

A Laurentia Vinhedos do Brasil é a mais nova parceira do Corecon/RS, com apoio direto, junto com a Água Mineral Sarandi e Hoteis Plaza São Rafael, às edições do Economia em Pauta.


 

Prorrogadas inscrições para Prêmio ABDE-BID

Foram prorrogadas, para o dia 1º de agosto próximo, as inscrições para o Prêmio ABDE-BID de Monografias sobre o Sistema Nacional de Fomento. A categoria I, “Desenvolvimento em Debate”, é aberta a membros de universidades, instituições de pesquisa e interessados na temática e a categoria II, que tem como tema “Financiamento: desafios e soluções”, é exclusiva para empregados das instituições de fomento associadas a ABDE.

 

XXI Enesul e I Econesul ser em Florianópolis, no mês de agosto 

Acontecerá, nos dias 4 a 6 de agosto próximo, em Florianópolis, a 21ª edição do Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul) e a primeira edição do Encontro de Economistas do Cone Sul. Numa promoção do Corecon/SC, e apoio do Sindecon/SC, dos Corecons dos estados do RS e PR, e do Cofecon, o XXI Enesul  e o I Econesul abordarão os “Aspectos macroeconômicos das economias do Cone Sul e seus reflexos para a economia brasileira e para os estados da Região Sul”.

Economistas gaúchos falarão no Enesul, em Florianópolis

Os economistas gaúchos e conselheiros do Corecon/RS Alfredo Meneghetti Neto e Gabriel Torres serão palestrantes do Encontro Nacional dos Economistas da Região Sul (Enesul), que acontece de 4 a 6 de agosto próximo, na cidade de Florianópolis. Meneghetti Neto falará, no dia 5, sobre os desafios e oportunidades para os economistas dos estados do Sul do Brasil, e Torres, abordará as medidas macroeconômicas a serem implementadas para viabilizar e fortalecer a integração econômica do Cone Sul.

Cofecon cria Cadastro Nacional de Peritos de Economia e Finanças

Por decisão da Sessão Plenária Ampliada do Cofecon, ocorrida nos dias 8 e 9 de abril último, em Brasília, a Entidade deu início ao processo de criação do Cadastro Nacional de Peritos de Economia e Finanças (CNPEF). 

 

 

 

Morre colunista Danilo Ucha, do Jornal do Comércio

Faleceu, na madrugada de quarta-feira, dia 20, o jornalista gaúcho Danilo Ucha. Aos 72 anos de idade, teve uma parada cardíaca, dormindo em sua residência. Ucha era diabético, hipertenso e já havia passado por cirurgia cardíaca. Ele deixa a mulher Maria Jair Fontoura Mazei, cinco enteados, 11 netos e oito bisnetos.


Fadergs promove Curso de Extensão “Como investir seu dinheiro”

O Curso de Economia da Fadergs está promovendo o Curso de Extensão “Como investir seu dinheiro”. Aberto aos alunos da Faculdade e ao públicoexterno, o Curso abordará opções de investimento, como o caso do Tesouro Direto, que possui rendimentos muito superiores ao da poupança. 


 

 

Apimec/Sul promove Curso para Mercado de Capitais

Com o apoio do Corecon/RS, a Apimec/Sul promove o “XXII Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Profissionais para o Mercado de Capitais”. 

Maiores informações na sede da Apimec/Sul, Rua General Câmara, 243, 3º andar, telefone (51) 3224.3121 / 32246580, pelo e-mail apimecsul@apimecsul.com.br, ou, ainda, pelo site www.apimecsul.com.br .

 

 

Abertas inscrições para o XXII Prêmio Brasil de Economia

Encontram-se abertas as inscrições para o XXII Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). 

O Prêmio aclamará os melhores trabalhos nas categorias Monografias de graduação, Dissertações de mestrado, Teses de dotorado, Artigos técnicos/científicos e Livros de Economia. Serão distribuídos, ao todo, R$ 48 mil em prêmios.

 

Abertas inscrições para a VI Gincana Nacional de Economia


Encontram-se abertas as inscrições para a 5ª Gincana Nacional de Economia, que acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro, em Natal, Rio Grande do Norte. Por meio de um jogo virtual, os participantes deparam-se com um problema econômico e devem solucioná-lo usando conhecimento, estratégia e uma pitada de sorte.

 

Boletim 30 de 2016 | 26/07/2016 | CORECON/RS |   Acesse os boletins anteriores - clique aqui