A evolução da Saúde e o mercado para Economista foi tema de palestra de Balbinotto


O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde, economista Giácomo Balbinotto Neto, foi o palestrante da última edição do Economia em Pauta, ocorrida na noite da quarta-feira, dia 11, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento, que abordou o tema “Economia da Saúde”, foi aberto pela presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, que agradeceu a presença do palestrante e da plateia, e falou da importância da economia da saúde como uma nova e grande oportunidade de atuação para o profissional da Economia no mercado de trabalho.

Darcy Carvalho dos Santos e Ely José de Mattos abrem debate “Como desenvolver o Estado sem recursos” 

O vice-presidente do Corecon/RS, economista Darcy Carvalho dos Santos, e o economista e professor da PUCRS, Ely José de Mattos, participarão de debate, na próximo terça-feira, dia 17, na sede do Grupo RBS (Avenida Ipiranga, 1075), sobre “Como desenvolver o Estado sem recursos”. O evento, que terá a intermediação da jornalista Marta Sfredo, é preparatório à divulgação dos resultados da última edição do Índice de Desenvolvimento Estadual (iRS), promovido pela Zero Hora. O encontro visa a conectar a aspiração da sociedade, de desenvolvimento econômico, social e humano, com a situação crítica das finanças públicas estaduais.

Semana Nacional de Educação Financeira

Acontece, nesta semana, mais uma edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), com a promoção de diversas ações educacionais, em todo o País.  Na primeira edição da Semana ENEF, ocorrida em 2014, foram realizados mais de 170 eventos, presenciais ou online, em 21 cidades de 17 estados brasileiros e Distrito Federal. Já, na Semana ENEF de 2015, foram realizados 505 eventos, presenciais ou online, impactando milhares de cidadãos. 

 

Curso de Controladoria Jurídica

A Resultato Gestão em Escritórios de Advocacia está promovendo o curso “Controladoria Juridica: Implantação, Aperfeiçoamento com Redesenho dos Processos”. O Curso, que também é dirigido a economistas, tem como objetivo informar, esclarecer e orientar sobre a organização das rotinas de trabalho em escritórios de advocacia, utilizando o modelo denominado “Controladoria Jurídica”. , que Acontecerá no dia 20 de maio próximo, das 9 horas às 17 horas, no Sindicato dos Engenheiros RS (Av. Érico Veríssimo, 960 – Porto Alegre).

Informações e inscrições pelo site

 

Agenda de Cursos do Sindesc para o mês de maio

Dentro do convênio Corecon/RS e Sindesc, disponibilizamos a Agenda de Cursos que iniciam a partir deste mês.

CONFIRA A AGENDA DE CURSOS .

Para inscrição, acesse o site www.sindesc.com.br 

O comprovante de pagamento deve ser encaminhado pelo e-mail cursos@sindesc.com.br

 

8º Encontro de Economia Gaúcha

Numa promoção da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e da Fundaçao de Economia e Estatística (FEE), e com o apoio do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon/RS), acontece, nos dias 19 e 20 de maio próximo, na PUCRS, o 8º Encontro de Economia Gaúcha. 

Acesse aqui os trabalhos aprovados no 8º Encontro de Economia Gaúcha de 2016.

 Talkshow com estudantes da  Fadergs

Em diversas cidades do Rio Grande do Sul também estão sendo realizados eventos sobre educação Financeira. O ex-conselheiro e vice-presidente do Corecon/RS, economista Everton Lopes, participará, nesta terça-feira, dia 17, às 20 horas, na Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs), na rua Riachuelo, 1257, em Porto Alegre, de um Talkshow de Educação Financeira com os alunos da Faculdade. O evento é aberto ao público. No dia 19 de maio, quinta-feira, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, Lopes participa, como co-autor, da sessão de autógrafos do lançamento da obra “A Nova Gestão na Era do Conhecimento”. No dia 30 de maio próximo, às 19 horas, o lançamento da obra é em Porto Alegre, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country.

Para acessar a agenda da Semana ENEF, acesse http://www.semanaenef.gov.br/agenda-oficial/

 

Ex-presidente do Corecon/RS assume vice-presidência da ACPA

O ex-presidente do Corecon/RS, economista José Alfredo Duarte Filho (Coreconf/RS nº 3096), foi empossado, na Diretoria da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). A solenidade de posse aconteceu no dia 27 de abril último, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, e reuniu empresários e autoridades de todo o estado. Na oportunidade, além da posse de outros diretores da entidade, foi conduzido à presidência da ACPA o empresário e também economista Paulo Afonso Pereira (Corecon/RS nº 3059).

José Alfredo é economista/tributarista, com pós-graduação em Finanças empresariais (UFRGS) e em Planejamento Tributário Estratégico e Gestão de Tributos (PUCRS), e possui curso de especialização em Finanças Públicas e Tributação (HITC/Japão). Foi presidente do Corecon/RS no ano de 1998. 

 

Abertas inscrições para a VI Gincana Nacional de Economia


Encontram-se abertas as inscrições para a 5ª Gincana Nacional de Economia, que acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro, em Natal, Rio Grande do Norte. Por meio de um jogo virtual, os participantes deparam-se com um problema econômico e devem solucioná-lo usando conhecimento, estratégia e uma pitada de sorte. Cada carta do jogo representa uma decisão macroeconômica, que pode ter consequências, como aumento da inflação ou recessão. Ao todo, são realizadas três etapas, com objetivos diferentes. Ganha a dupla que vencer duas delas. 
 
   

Boletim 20 de 2016 | 17/05/2016 | CORECON/RS |   Acesse os boletins anteriores - clique aqui