Coordenadores de Cursos de Economia do RS se reunirão nesta quarta-feira, em Porto Alegre

Coordenadores de Cursos de Ciências Econômicas de todo o estado estarão reunidos, nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 9h30min, na sede do Corecon/RS, em Porto Alegre. O objetivo do encontro, que se estenderá ao longo do dia, é a troca de experiências, práticas e ações, e o debate dos planos de trabalho programadas pelas diferentes instituições. Estarão presentes coordenadores e representantes da Unijuí, UPF, Furg, Fahor, Unipampa, Ulbra, Unisc, UCS, Unilasalle, Unifra, PUC, Unisinos, UFRGS, Unicruz, UFSM, UFPel, UCPel e Fadergs.

<< leia mais >>

Corecon/RS cumpre agenda de três meses de formaturas pelo Rio Grande

Ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, o Corecon/RS cumpriu extensa agenda de acompanhamento às formaturas dos Cursos de Ciências econômicas pela região metropolitana de Porto Alegre e interior do estado. Foram três meses, com participações em 16 solenidades de formaturas, representando a quase totalidade dos 17 cursos de Ciências Econômicas das universidades gaúchas. 

<< leia mais >>

Corecon/RS visita Sebrae e Afocefe

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, reuniu-se, na manhã de quarta-feira, dia 6, com o diretor-Superintendente do Sebrae/RS, economista Derly Cunha Fialho, e com o diretor-Executivo Julio César Ferrazza. Também na quarta-feira,  acompanhada do conselheiro Alfredo Meneghetti Neto, visitou o Sindicato dos Técnicos Tributários do Estado do RS (Afocefe/Sindicato). 

<< leia mais >>

Anpur promove evento em Porto Alegre

A Associação Nacional de Planejamento Urbano (Anpur) promove VIII Seminário de Ensino de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (VIII Sepepur), na cidade de Porto Alegre, entre os dias 18 e 20 de maio próximo. O evento discutirá a “Formação para o planejamento territorial: experiências, diálogos, perspectivas”.

Confira mais informações no link www.ufrgs.br/viiisepepur2016/

Cofecon: Nota Técnica sobre Inflação, Política Monetária e Crise Fiscal

Redução da taxa básica de juros pelo Copom, condição para atenuar a crise fiscal

O IBGE divulgou hoje a taxa de inflação (IPCA) de março de 2016, de 0,43%, confirmando-se a trajetória declinante, após registrar 1,27% em janeiro e 0,90% em fevereiro. Esse resultado ratifica que as causas da forte elevação do IPCA em 2015, quando alcançou 10,67%, não mais estão presentes: o forte reajuste dos preços administrados (18%) e o repasse aos preços da expressiva variação cambial. Ademais, o impacto da queda da massa salarial, da desaceleração do crédito e da atividade econômica concorrem para a contenção na variação dos chamados “preços livres”.


Abertas inscrições para Curso de MBA em Mercado de Capitais

Últimos dias para inscrições na 10ª edição do Curso MBA em Mercado de Capitais, promovido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento em Mercado de Capitais do RS (Apimec/Sul).

Os economistas registrados, e em dia junto ao Corecon/RS, terão descontos especiais no valor do Curso.

Maiores informações, pelos fones (51) 3224.3121 / 3224.6580 ou no site www.apimecsul.com.br

 

8º Encontro de Economia Gaúcha

Prorrogado prazo para submissão de trabalhos

Encontram-se abertas as inscrições de trabalhos para o 8º Encontro de Economia Gaúcha, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio próximo, na PUCRS. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 17 de abril.

Abertas inscrições para o XXII Prêmio Brasil de Economia

Encontram-se abertas as inscrições para o XXII Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). 

O Prêmio aclamará os melhores trabalhos nas categorias Monografias de graduação, Dissertações de mestrado, Teses de dotorado, Artigos técnicos/científicos e Livros de Economia. Serão distribuídos, ao todo, R$ 48 mil em prêmios.

 

Abertas inscrições para Prêmio ABDE-BID

Encontram-se as inscrições para o Prêmio ABDE-BID de Monografias sobre o Sistema Nacional de Fomento. A categoria I, “Desenvolvimento em Debate”, é aberta a membros de universidades, instituições de pesquisa e interessados na temática e a categoria II, que tem como tema “Financiamento: desafios e soluções”, é exclusiva para empregados das instituições de fomento associadas a ABDE. 

 

As inscrições para o prêmio vão até o dia 25 de julho. Os primeiros colocados em cada categoria serão conhecidos em setembro e a cerimônia de premiação acontecerá em dezembro. O regulamento e demais informações estão disponíveis em www.abde.org.br ou pelo endereço eletrônico: premio@abde.org.br

<< leia mais >>

 
Boletim 15 de 2016 | 12/04/2016 | CORECON/RS    |   >>  Acesse os boletins anteriores - clique aqui   <<