Boletim Informativo CORECON/RS nº 14 / 06 de abril de 2015



NOTA DO COFECON SOBRE O RESULTADO DO PIB E O AJUSTE FISCAL

 

CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL DEVE SER IMEDIATAMENTE RETOMADO 


O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu em 2014, segundo o IBGE, tão somente 0,1%, com forte desaceleração em relação a 2013 (2,7%). O Conselho Federal de Economia entende que este ritmo de crescimento de nossa economia, expresso na queda do PIB per capita de 0,7%, está muito aquém das necessidades do país e da geração de empregos.

A análise do desempenho setorial do PIB, pela ótica da oferta, revela que o pior desempenho foi do setor industrial, com queda de 1,2%, e que, não obstante o forte crescimento da indústria extrativa mineral (8,7%), decorreu do péssimo resultado da indústria de transformação (queda de 3,8%) e do grupo composto pela construção civil, energia, gás, água e esgoto (queda de 2,6%). Leia Mais...

Acompanhe a Nota no site do Cofecon:

http://cofecon.org.br/destaques/204-slideshow-principal/3069-nota-do-cofecon-sobre-o-resultado-do-pib-e-o-ajuste-fiscal.html


 


NOTAS E INFORMAÇÕES

Atualização de cadastro

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.

Validade da Carteira de Identidade Funcional

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.




BRASIL, DESAFIOS E OPORTUNIDADES
É TEMA DE WORKSHOP NA FIERGS

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) estará promovendo, nesta quinta-feira, dia 9, das 15 horas às 17h45min, no Centro de Eventos da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre), o workshop “Brasil: Desafios e oportunidades frente à nova conjuntura mundial”, com o jornalista britânico Michael Ried, colunista do The Economist para a América Latina. Participarão, também, como painelistas, os economistas Marcos Troyjo (diretor do BricLab na Universidade de Columbia, NY) e Aod Cunha (sócio da BTG Pactual), e, como mediador, o economista André Nunes (Fiergs). A abertura  do evento será feita pelo vice-presidente da Fiergs Humberto Busnello.

Investimento: R$ 150,00

R$ 120,00 para alunos do Educação Executiva e associados Ciergs

Descontos para grupos

Atenção: 

Em face da parceria entre o IEL/RS e o Corecon/RS, está sendo concedido aos economistas desconto de 30% sobre o valor das inscrições. Também em função da parceria, foram concedidas, através de sorteio, duas inscrições de cortesia. Os contemplados foram Deborah Silveira Badejo (Corecon/RS Nº 5965) e Ledi Pedroso Mota (Corecon/RS Nº 6856). 

Maiores informações pelo site www.ielrs.org.br  ou pelo fone 3347.8960

 


Prepare-se!


ENESUL SERÁ DIAS 6 E 7 DE AGOSTO, EM POA

A vigésima edição do Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul) será realizada em Porto Alegre, nos dias 6 e 7 de agosto, sob a responsabilidade do Corecon/RS. O evento abordará temas relacionados à indústria, comércio e serviço e já tem confirmada a palestra magna do professor Dr. Werner Baer, da University of Illinois at Urbana-Champaign. Estarão presentes docentes e acadêmicos de universidades e de membros de instituições de pesquisas dos três estados da região sul do País, além de representantes do Cofecon, Fenecon e Corecons do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Leia Mais...

 


 

EDITAL DE CURSOS DE ECONOMIA

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

UCS FORMA MAIS UMA TURMA DE BACHAREIS
EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Foi realizada no dia 21 de março último, sábado, no Teatro do Bloco M, na Cidade Universitária, da Universidade de Caxias do Sul, a solenidade de formatura de bacharelado em Ciências Econômicas. O evento contou com a participação do economista Eraldo Ricardo dos Reis, representando a Ecoserra, e do conselheiro, Delegado Regional do Corecon Serra, economista Milton Biazus. Alcançaram o grau de bacharel em Ciências Econômicas os formandos Augusto Basso Nicoletti, Bruno Levis, Camila Villa Comunello, Cristiane Garibaldi, Fernanda Vaccari, Juliano Mantovani, Jurandir Luiz Buchmann, Juscelaine Baggio Padilha, Luessa Ferri,Manuela Novello, Marcio Schaefer Pereira, Patrícia Ferreira Reis, Renata Dos Santos, Roseli Adriana Nienow, Susana Geremia,  Valesca Bueno, Vanessa Onzi. A oradora da turma foi a formanda Vanessa Onzi, que agradeceu aos pais e aos mestres pela conquista alcançada. 

 


Biazus, Reis e formanda Vanessa
Fotos: Thais Bachi Fotografias

 


 

ASSOCIAÇÕES DE ECONOMISTAS DO RS

Os sites da Aeconsul, Assevales e Ecoserra abrem o ano com muitas  informações, links, fotos, e com novo lay-out.


 

www.aeconsul.comunidades.net

A Associação dos Economistas da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul (Aeconsul) é uma associação civil de fins não econômicos, de duração indeterminada, com sede em Pelotas (RS), Rua Padre Anchieta nº 1978, conj 1001, sucessora da Associação dos Economistas de Pelotas, fundada em 14 de setembro de 1981, antes Instituto dos Economistas de Pelotas, fundado no dia 20 de setembro de 1940, em face da expansão do seu âmbito geográfico de atuação, a qual passa a reger-se pelo seu Estatuto.

Diretoria:

Presidente: Volney Rosa
Vice-Presidente: João Carlos Medeiros Madail 
1º Secretário: Ana Lúcia VictóriaSena
2º Secretário: Sylvio Motta
1º Tesoureiro: Victor Hugo Arnold de Moraes
2º Tesoureiro: Nestor Touguinha

Conselho Fiscal: 

Claudia Mendonça Lemos, Erli Soares Massaú, Samir Curi Hallal (Titulares), Henrique Walner Feijó, Luiz da Silva Neutzling, Sergio Aldrighi Raffi (Suplentes)

Delegado Corecon/RS Pelotas: Castelar Braz Garcia

 

 

 

sites.google.com/site/assevales/home

A  Associação dos Economistas dos Vales do Taquari e Rio Pardo é uma entidade voltada aos interesses dos economistas dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, com o propósito de viabilizar a interação de nossa classe profissional com a comunidade, ajudando a todos alcançarem melhores resultados em suas atividades profissionais, empresariais e sociais.

Diretoria:

Presidente: Leandro André Hoerlle
Vice-Presidente: Fabiana Post
1º Secretário: Tiago Johann
2º Secretário: Silvane Zanatta
1º Tesoureiro: Eloni José Salvi
2º Tesoureiro: Ana Maria Trapp

Conselho Deliberativo:

Rudi Becker, Maquenzie de Vargas, Carlos Menta Giasson, Vonia Engel e Bárbara Ulsenheimer (Titulares); Fernanda Teresinha Silva, Gabriel Trarbach Vanzin, Sílvio César Arend, Aristóteles Galvão e Jiovani Dartora (Suplentes)

 

 

 

http://www.economistas-rs.com.br/

A Ecoserra é uma associação de classe, fundada em 2007, com o objetivo de promover conhecimento, integração e troca de informações entre os profissionais de Economia da Serra Gaúcha e promover a defesa da categoria e a divulgação da importância da ciência econômica às organizações e a toda sociedade.

Diretoria:

Presidente: Carlos Wanderlei Reis da Silva
Vice-presidente: Aline Lazzarotto Camargo

Conselheiros:

André Mombach Weber, Carlos Eduardo Coelli, Fernando Kempf, Marcelo Marsiglio

 


 

Aniversariantes de Abril

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/abril.pdf

 

Economia em Dia no JC

Para ler a coluna no Jornal do Comércio, clique aqui. 


Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


REDES SOCIAIS

Siga o CORECONRS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!