Boletim Informativo CORECON/RS nº 10 / 09 de março de 2015

 

 


O Corecon/RS, na Semana Internacional da Mulher,
parabeniza a todas as economistas que contribuem
para a dignificação de nossa profissão
.

 

 

 

 

 

IMPLICAÇÕES DO AJUSTE FISCAL FEDERAL NO PRIMEIRO ECONOMIA EM PAUTA DO ANO

 

O Corecon/RS promove, nesta terça-feira, dia 10, às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514), a primeira edição do Economia em Pauta do ano, com o tema “Relevância e implicações do ajuste fiscal federal”, com as participações do economista André Zago de Azevedo, Economista da Federasul, e do jornalista Eugênio Esber, Diretor de Redação da Revista Amanhã.

No encerramento do encontro, será servido um coquetel, com a cortesia da  Fante/Cordelier, Modular Cargas e Plaza São Rafael.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Maiores informações e reservas podem ser obtidas pelo fone (51) 3254.2600 ou pelo e-mail eventos@coreconrs.org.br

 

 

 

 

 

CONSELHEIROS DO CORECON/RS ASSUMEM COMO VOGAIS DA JUCERGS

 

Presidente da Jucergs dá posse aos Vogais

O vice-presidente do Corecon/RS, economista Everton Lopes, e a conselheira da entidade, economista Simone Magalhães, assumiram, na última terça-feira, dia 3, as vagas de titular e suplente, para um mandato de quatro anos, no Colégio de Vogais da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs). O plenário da Jucergs contará com 23 vogais titulares e seus respectivos suplentes, divididos em sete turmas. A sessão plenária inaugural foi realizada no momento da posse, na sede da autarquia, e contou com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Fábio Branco, a qual a Jucergs está subordinada. A sessão foi presidida pelo presidente da instituição, Paulo Sérgio Mazardo. O ato de designação, assinado pelo governador José Ivo Sartori, foi publicado na edição do dia 26, do Diário Oficial do Estado. 

Os vogais, que tem a função de representar entidades e classes patronais do Estado e da União, são responsáveis por relatar e julgar processos nas juntas comerciais, com o objetivo de proporcionar mais agilidade e transparência aos processos. 

 

 

ENESUL SERÁ DIAS 6 E 7 DE AGOSTO, EM PORTO ALEGRE

 A vigésima edição do Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul) será realizada em Porto Alegre, nos dias 6 e 7 de agosto, sob a responsabilidade do Corecon/RS. O evento abordará temas relacionados à indústria, comércio e serviço e já tem confirmada a palestra magna do professor Dr. Werner Baer, da University of Illinois at Urbana-Champaign. Estarão presentes docentes e acadêmicos de universidades e de membros de instituições de pesquisas dos três estados da região sul do País, além de representantes do Cofecon, Fenecon e Corecons do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Leia Mais...

 

 

 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO “ENTENDENDO A DINÂMICA ECONÔMICA”

 Encontram-se abertas as inscrições para o Curso “Entendendo a Dinâmica Econômica”, que será ministrado pelos economistas professores André Nunes de Nunes, Antônio da Luz, Fernando Ferrari Filho e Lucas Schifino. O evento tem como público alvo  egressos dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e de Administração, jornalistas econômicos e  profissionais em geral, acontecerá nos dias 21 e 28 de março (sábado), na sede da Corecon/RS (Rua Siqueira Campos, 1184/601, em Porto Alegre.

Estão sendo disponibilizadas um total de 25 vagas.

Leia Mais...

 


  

PORTO ALEGRE SEDIARÁ PARTE DA PROGRAMAÇÃO NACIONAL DA SEMANA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

  

 

 

Porto Alegre integrará a programação oficial da II Semana Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que acontecerá em diversas cidades brasileiras, a partir desta segunda-feira, até o dia 15 de março. A Semana ENEF, que também recebe o apoio do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon/RS), tem o objetivo de divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira, política pública lançada em 2010, por meio do Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população e de contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.  

O vice-presidente do Corecon/RS, economista Everton Lopes, especialista em Educação Financeira, explica que se trata de um processo educativo que oferece à população como um todo possibilidades de melhor compreender seu papel como agente econômico na sociedade, permitindo o desenvolvimento dos valores necessários para a tomada de decisões financeiras. “Essa edição do ENEF possibilitará aos gaúchos a oportunidade de um contato mais efetivo com esse trabalho de reeducação que vem sendo feito e difundido em todo o País”, ressalta. Lembra, ainda, que a Comissão de Educação Financeira do Corecon estará acompanhando todas as atividades da Semana. 

No Rio Grande do Sul, acontecerão os seguintes eventos, dentro da programação oficial da ENEF, conforme o site
http://www.semanaenef.gov.br/agenda-oficial/

Abaixo, alguns eventos que serão promovidos no RS:  Leia Mais...

 



COMISSÕES DE TRABALHO CORECON/RS

Conheça, no Site, a nova composição das Comissões de Trabalho do Corecon/RS 2015.

 


 

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS NA AGENDA DO CORECON/RS

 

 

 

O presidente do Corecon/RS, Fernando Ferrari Filho, recebeu a visita, na última sexta-feira, dia 5, na seda da Entidade, do novo coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Fadergs, economista Christian Kuhn, que foi apresentar a grade curricular das disciplinas obrigatórias do curso. Na oportunidade, também esteve na pauta o XXXIX Encontro de Cursos de Ciências Econômicas do RS, promovido anualmente pelo Corecon/RS, e que, neste ano, será sediado pela Fadergs. O Encontro acontecerá no dia 22 de maio próximo e a programação será divulgado ao longo deste mês.

 

Fernando Ferrari Filho recebeu, também, na última sexta-feira, a visita dos representantes dos Corecons do Paraná e de Santa Catarina, economistas Eduardo Moreira Garcia e Paulo Polli, respectivamente, para tratar do XX Enesul, que acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto próximo, na Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs, sob a responsabilidade do Corecon/RS.  

 


 

 

UMA NOITE PARA FALAR SOBRE DINHEIRO 

 

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está promovendo, na próxima quarta-feira, dia 11, às 19h30min, o evento “Uma noite para falar sobre dinheiro”.

 A programação, que acontecerá no Auditório Terreo da Face (Prédio 50), é alusiva à Semana Nacional de Educação Financeira e será dividida em três partes: - “Talk-Show Bolso e Alma: uma conversa sobre dinheiro e felicidade”, com Fabrício Carpinejar (às 19h30min);

- Lançamento do primeiro livro de Educação Financeira da PUCRS  (às 20h20min);

- Palestra sobre Dinheiro e Escolhas, com Jurandir Macedo, pós-doutor em Finanças Comportamentais (20h30min).

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no endereço estúdio@pucrs.br

 

 


EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA “CORRUPÇÃO E ECONOMIA”

A Biblioteca Gládis Wiebbelling do Amaral, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, apresenta a exposição bibliográfica Corrupção e Economia”, tema em foco na sociedade brasileira. O objetivo é divulgar para a comunidade acadêmica e a comunidade em geral as obras disponíveis em seu acervo sobre esse tema.

A corrupção vem sendo estudada pelos economistas por ser um elemento que impede o crescimento e o desenvolvimento. A Faculdade de Ciências Econômicas tem, em seu acervo, algumas publicações sobre o tema, com participação do corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE).

Visitas à exposição podem ser feitas de 02/03/2015 a 31/07/2015, no saguão de entrada da Faculdade de Ciências Econômicas, na Av. João Pessoa, nº 52, em Porto Alegre, de segunda a sexta das 8h às 20h30min.

Maiores informações pelo fone 33083972.

 

 

IPEA SELECIONA PESQUISADORES

O IPEA está selecionando pesquisadores para bolsa no projeto 'Condicionantes Institucionais ao investimento em Infraestruturas: Licitação e Contratos', cuja base teórica exigida é a teoria econômica dos contratos.

Informações: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=24564&Itemid=383

 


 

Atenção, Economistas!

 

Prorrogado o prazo para 31 de março de 2015 da comunicação da não ocorrência de fatos ou suspeições que demandem comunicação ao COAF.

O Conselho Regional de Economia da 4ª Região informa que foi prorrogado para o dia 31 março de 2015, o prazo para os profissionais da área de economia, para a comunicação ao CORECONRS da NÃO OCORRÊNCIA de fatos ou suspeições, que demandem comunicação ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras - http://www.coaf.fazenda.gov.br/), no exercício de 2014, conforme determinação contida nos §§3º e 4º, do Artigo 3º, da Resolução nº 1.902/2013 - COFECON.

A comunicação é para pessoas físicas e jurídicas devidamente registradas neste Regional que exercem as atividades listadas na Seção 2.3.1 da Consolidação da Legislação da Profissão do Economista.

 

Clique aqui para ler a íntegra do Documento no site

 

 

EDITAL DE CURSOS DE ECONOMIA

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade.

Clique aqui para ler a íntegra do Edital no site 

 


Aniversariantes de Março

 http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/marco.pdf

 

Economia em Dia no JC

Para ler a coluna no Jornal do Comércio, clique aqui. 

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui

 

REDES SOCIAIS

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!

 

http://coreconrs.mktenvios.net/messageimages/10951011524332552/142586068619370000/cone_facebook.png                                        http://coreconrs.mktenvios.net/messageimages/10951011524332552/142586068619370000/cone_twitter(1).png