Boletim Informativo CORECON/RS nº 05/16 01 de fevereiro de 2016



Corecon/RS acompanha posse do presidente do Cofecon, em Brasília 
 
A convite do Conselho Federal de Economia, a presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, participou, na última quinta-feira, dia 28, em Brasília, da solenidade de posse do novo presidente do Cofecon, economista Júlio Miragaya. Na ocasião, também foram empossados o vice-presidente do Cofecon, economista Odisnei Béga, e seis novos conselheiros federais efetivos, e seus suplentes, entre eles, o economista gaúcho Henri Wolf Bejzman.
 
 
Simone Magalhães, pres Miragaya e vice Odisnei Béga
 
 
 
 
Em seu discurso de posse, o novo presidente do Cofecon agradeceu a presença dos presidentes dos Conselhos Regionais, dos colegas conselheiros federais, dos conselheiros do Corecon/DF e demais presentes, e disse que tem muito orgulho de ser economista e de presidir o Conselho Federal. Lembrou a criação da Lei 1.411, em 1951, que regulamentou a profissão de Economista, e apresentou uma retrospectiva de sua trajetória profissional desde sua graduação, em 1975, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Falou sobre as principais atribuições do Cofecon, como orientar e disciplinar o exercício da profissão de Economista, e julgar, em última instância, os recursos de penalidades impostas pelos Corecons, e disse que existem outras, que nem sempre mereceram a devida atenção, como servir de órgão consultivo do Governo em matéria de economia profissional, contribuir para a formação de sadia mentalidade econômica através da disseminação da técnica econômica nos diversos setores de economia nacional e promover estudos e campanhas em prol da racionalização econômica do País.  
 
Júlio Miragaya é conselheiro do Corecon/DF, onde foi presidente em 1999, e também foi vice-presidente do Cofecon em 2015. É doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável e mestre em Gestão Territorial pela Universidade de Brasília (UnB), e especialista em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. O economista também é presidente do Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional (Ibrase) e foi eleito presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) para o biênio 2016/2017. 
 
 
 
Economista gaúcho Henri Bejzman assume Conselho Federal
 
 
 
 
Eleito conselheiro federal efetivo junto ao Cofecon, para o triênio 2016-2018, Henri Bejzman, juntamente com outros 11 conselheiros federais, foi empossado na noite desta quinta-feira, em Brasília. Além de Bejzman, assumiram, como conselheiros titulares, Bianca Lopes de Andrade Rodrigues, de Roraima, Felipe Macedo de Holanda, do Maranhão, Nei Jorge Correia Cardim, da Bahia, Denise Kassama Franco do Amaral, do Amazonas, e Pedro Andrade de Oliveira, do Piauí. Como suplentes, Eduardo Rodrigues da Silva, de Goiás, Fernando de Aquino Fonseca Neto, de Pernambuco, Sebastião Demuner, do Espírito Santo, Paulo Polli Lobo, de Santa Catarina, Arthur Nemrod Menezes Guimarães, da Bahia, e Henrique Jorge Marinho, do Ceará.
 
Presidentes das Regionais participam da Reunião Plenária Ampliada do Cofecon

 
Conselheiros federais e representantes dos Corecons de todo o País participaram da abertura dos trabalhos desta sexta-feira, na sede do Cofecon, realizada pelo presidente Júlio Miragaya. Em seguida, sob a coordenação do conselheiro federal Róridan Penido Duarte, ocorreu o debate de conjuntura econômica “Desafios e perspectivas para a economia brasileira em 2016”, com palestra do professor Antonio Corrêa de Lacerda.
 
 
Na parte da tarde, os presidentes das Regionais de todo o País participaram da 669ª Sessão Plenária Ampliada da Entidade. A pauta foi o Programa de trabalho do Cofecon, que discutiu a atualização da Legislação Profissional do Economista (PLS 658/2007), proposta de calendário de sessões plenárias e eventos do Sistema Cofecon/Corecons, além de informes do grupo encarregado de pleitear imóveis junto à União para os Corecons que ainda não possuem sedes. Também houve espaço para informes sobre o Since/2016, o XXXVIII Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste (ENE), que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de junho em Parnaíba (PI), o XXI Enesul, nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis, além de outros informes sobre pendências administrativas específicas de regionais brasileiras. Entraram na pauta, ainda, temas como o financiamento de reforma para imóveis cedidos pela Secretaria do Patrimônio da União, ampliação do valor do auxílio para reformas dos Corecons, concurso público para Fiscal nos Regionais, instituição de piso salarial nacional para o Economista e instituição de cooperativa de créditos para os economistas, registro remido, isenção de primeira anuidade para atrair o recém graduado, entre outros assuntos propostos pelos Regionais.
 
Durante encontro com o presidente Miraraya, Simone Magalhães falou da importância de o Corecon gaúcho desenvolver trabalhos e projetos em parceria com o Cofecon. O presidente desejou pleno sucesso à nova Gestão e disse que o Cofecon estará sempre à disposição do Corecon/RS e das demais Regionais.
 
Posse do presidente do Cofecon
 
Presidentes das Regionais na Reunião Plenária Ampliada
 
 
 

 
 
Inscrições para trabalhos no Encontro de Economia Gaúcha abrem em março
 

 
 
 
No dia 1º de março próximo, abrem as inscrições para submissão de artigos para o Encontro de Economia Gaúcha, que acontece na PUC/RS, nos dias 19 e 20 de maio de 2016. A promoção é da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e PUC/RS. 
 
As áreas para submissão de artigos são “Agricultura familiar e desenvolvimento rural”, “Desigualdade, pobreza e políticas públicas”, “Economia do trabalho e demografia”, “Economia regional e urbana”, “Estudos setoriais, cadeias produtivas e agronegócio”, “História econômica”, “Macroeconomia, setor externo e crescimento econômico”, “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, “Setor público e finanças públicas”.
 
Os artigos obedecem à seguinte formatação: letra Times New Roman 12, espaço entrelinhas 1,5. Margens: superior e esquerda, 3,0 cm; inferior e direita, 2,0 cm. O artigo não deve exceder 25 laudas, incluindo tabelas, figuras, notas e referências bibliográficas (desde que não ultrapasse 2MB). O artigo deve apresentar título, de abstract em inglês, e de um resumo, em português, com 10 linhas no máximo.
 
 
Maiores informações pelos fontes (51)32169012/32169013 
 
 

 
Corecon/RS passa a usar oficialmente Selo ENEF
 
 
O Corecon/RS recebeu, oficialmente, a liberação para o uso oficial do Selo Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), concedido à entidade gaúcha, em novembro último, pelo Conselho Nacional de Educação Financeira (Conef).
 
Publicado no Diário Oficial da União, sob a Portaria Nº 9, de 06 de novembro de 2015, do Banco do Brasil, o Selo ENEF é um reconhecimento do Conef às iniciativas realizadas por instituições brasileiras na área de educação financeira.
 
O Corecon/RS, que é a primeira entidade nacional representativa dos economistas a ser premiada, recebeu o Selo ENEF  pelo projeto "Concurso de Redação em Educação Financeira nas Escolas", promovido pela Entidade junto às escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental do Rio Grande do Sul.  
 
Leia Mais...
 
 

 
 
Contexto Econômico nº 80 no site do Corecon/RS
 

 

Edição nº 80, do Contexto Econômico, já está disponível no site do Corecon/RS. Para acessá-la, clique na figura acima. 
 
 
 

 
 
Banco Central distribui R$ 35 mil para as melhores monografias sobre política monetária
 
 
 
 
Com o objetivo de estimular a pesquisa nos campos da ciência econômica e em comemoração aos seus 50 anos de existência, o Banco Central do Brasil está lançando o Prêmio Banco Central de Economia e Finanças. Ao todo, serão distribuídos R$ 35 mil para os três melhores trabalhos de monografia, que deverão ter o tema política monetária como foco central.
 
Maiores informações, no site do Cofecon http://goo.gl/XwBBzJ
 
 

 

 

 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...

 



Coluna Economia em Dia

 


Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com o Economista-Chefe do Sistema Farsul, Antonio da Luz (Corecon/RS nº 7549), que fala sobre a safra de verão do Rio Grande do Sul e o mercado internacional. Para acessar a entrevista, clique no box acima.

 


 
 
Cinquentenário da Associação dos Economistas do Planalto Médio
 
(Por Marco Antônio Montoya e Julcemar Bruno Zilli)
 
 
A Associação dos Economistas do Planalto Médio (ASSEPLAM), fundada em 13 de setembro de 1965, é uma associação civil sem fins lucrativos, de finalidades culturais e sociais. O surgimento da associação está intimamente relacionada à formatura da primeira turma da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas em 1962, que dentre outros fundadores, destacam-se Elói Pereira Vieira, Francisco Jerônimo Guimarães da Silva, Roque Luiz Piovesan e Ariovaldo Kurtz de Albuquerque.
 
Leia Mais...
 

 
 
Pesquisa aponta distorções de informações e fragilidades da atuação do
Economista no mercado de trabalho
 

O conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, apresenta, no artigo “Os registros e as previsões para 2024 dos economistas gaúchos”, um estudo sobre o perfil do Economista no Rio Grande do Sul, com base nos cadastros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013 e do Corecon/RS, apontando distorções normalmente utilizadas pelas empresas no momento das contratações, o que leva à fragilidade dos órgãos de fiscalização e regulamentação profissionais e, consequentemente, ao enfraquecimento de sua inserção no mercado de trabalho. Faz, ainda, previsões da pirâmide etária dos economistas para os próximos 10 anos, com base em algumas hipóteses que levanta ao longo do texto.

Clique aqui para ler a Pesquisa...

 

Prêmios Nobel de Economia



 

O Corecon/RS disponibilizou no Site a relação dos ganhadores dos Prêmios Nobel de Economia. Para acessar, clique aqui

 


 

Memorial Economista do Ano e Economista Destaque do Ano

 


 

O Corecon/RS disponibiliza em seu Site o "Memorial Economista e Destaque do Ano", que reúne a relação de todos os economistas premiados com o "Prêmio Economista do Ano" e "Prêmio Economista Destaque Especial do Ano", desde o ano de 2003. Para acessar, clique aqui

 


 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

 

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 


 

Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Fevereiro

Para acessar a lista dos aniversariantes do mês, clique aqui

 

Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!