programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

COMUNICADO IMPORTANTE

No dia 28/03/2024, quinta-feira, o expediente do Corecon-RS encerrará às 14 horas.
Voltaremos no dia 01/04/2024, segunda-feira, às 9 horas.
 
Setor de Cobrança
(segunda via de boleto e valores devidos)
cobranca@coreconrs.org.br | financeiro@coreconrs.org.br

Setor de Registro
(cancelamento e registro novo) 

Setor de Fiscalização  fiscal@coreconrs.org.br

Setor Jurídico  juridico@coreconrs.org.br 
 
 

Anuidade Digital 2024

Banner servicos online

servicos online post site 550

Vagas para Economistas

Analista de Planejamento e Performance III
 
LOJAS RENNER
Inscrições internas até 15/04

DESCRIÇÃO DA VAGA
Estamos buscando uma pessoa Analista de Planejamento e Performance para compor o nosso time.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
Formação Completa em Engenharias, Economia, Contabilidade e Administração
Capacidade analítica e de resolução de problemas
Capacidade de síntese e de preparação de materiais executivos
Domínio de Excel e Power point
Familiaridade com Power BI
 

banner alerta-golpe

banner golpe2

Banner forum 2024

kit midia digital 400

Mercosul de cara nova?

andre 2

 

André Luis Forti Scherer
Economista, pesquisador FEE
Corecon-RS Nº 4888

 


Como se encontra hoje a situação do Mercado Comum do Sul (Mercosul)?
Surpreendentemente, o Mercosul hoje apresenta um estado de efervescência. Não se pode dizer que esteja bem, mas está muito ativo e mais ativo do que se poderia pensar, dado às crises internas existentes em diversos membros como Brasil, Argentina e Venezuela.

O que muda no contexto do Mercosul?
A presença do presidente argentino, Maurício Macri, e do Brasil, Michel Temer, em certo sentido faz com que se tenham algumas modificações nas questões das relações internas do Mercosul, que, aparentemente, levam para um determinado caminho, de maior consenso em torno de uma agenda mais liberalizante. O que ocorre é que existe um processo de transformação muito grande no cenário mundial que tem imposto uma série de dificuldades, colocando essa agenda em segundo plano. Internamente, existe uma série de reuniões que leva essa questão do Mercosul e União Europeia (UE), por exemplo, a agendas importantes que vêm sendo tentadas, em busca de solução, entre os países membros do Mercosul.

Por que esses acordos agora, depois de tanto tempo paralisados?
A posse do Macri marca a mudança de postura da Argentina, que vinha trancando algumas iniciativas liberalizantes do Brasil desde alguns anos. Macri representa o setor industrial argentino, que depende fundamentalmente da indústria brasileira, de quem é fornecedor. E eles precisam negociar e integrar mais suas ações com o Brasil. Essa retomada, em 2015, do acordo Mercosul com a União Europeia é uma iniciativa muito forte do país vizinho. Se, por um lado, a prioridade da Argentina é o Mercosul, para o Brasil de Temer a prioridade eram as negociações com os EUA, o que veio a se modificar após a ascensão de Trump. Trump é o grande fiador, tanto do interesse latino-americano, quanto do interesse europeu, dessa tentativa de destravar o acordo Mercosul-UE.

Quais as chances de negociação com blocos internacionais?
A chegada de Trump ao governo norte americano, a eleição de Macron na França, assim como Macri e Temer, muda todo o cenário e a agenda prevista para o Mercosul. O Brasil, assumindo a presidência do bloco, vê como prioridade para o Mercosul os acordos com a UE e a resolução d situação em relação à Venezuela. Na Europa, tem-se uma situação muito complicada no que diz respeito à ratificação desses acordos, que têm que passar pelos parlamentos dos países-membros, inclusive regionais. Nesse sentido, superar a multiplicidade de interesses locais dentro dos diferentes países leva a um processo intrinsecamente demorado e, por vezes, tortuoso.

Que tipo de benefícios um acordo desse porte traria ao Brasil e Rio Grande do Sul?
Alguns setores, como o calçado gaúcho, especialmente, poderiam ser beneficiados com uma redução progressiva de tarifas. É interessante ressaltar que o Mercosul tem colocado a abertura em sentido amplo, com a redução de barreiras tarifárias e não tarifárias. Mas a Europa colocou várias salvaguardas no acordo para determinados produtos sensíveis, como o óleo de girassol, carnes e alguns tipos de vinhos. O fortalecimento do Mercosul é crucial para a superação de uma localização desfavorável de parte do Rio Grande do Sul. Evidentemente, setores da indústria brasileira teriam de se adaptar a um processo concorrencial ainda mais intenso.