programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

banner alerta-golpe

banner golpe2

SETORES CORECON-RS

Setor de Cobrança
(segunda via de boleto e valores devidos)
cobranca@coreconrs.org.br | financeiro@coreconrs.org.br

Setor de Registro
(cancelamento e registro novo) 

Setor de Fiscalização  fiscal@coreconrs.org.br

Setor Jurídico  juridico@coreconrs.org.br 
 
 

Banner servicos online

servicos online post site 550

Vagas para Economistas

Analista de Planejamento e Performance III
 
LOJAS RENNER
Inscrições internas até 15/04

DESCRIÇÃO DA VAGA
Estamos buscando uma pessoa Analista de Planejamento e Performance para compor o nosso time.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
  • Formação Completa em Engenharias, Economia, Contabilidade e Administração;
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas;
  • Capacidade de síntese e de preparação de materiais executivos;
  • Domínio de Excel e Power point;
  • Familiaridade com Power BI.
 

Economia em Pauta - Agronegócio e redes sociais

O “Economia em Pauta” de setembro teve como painelistas o economista João Carlos Madail e a editora do Correio do Povo Simone Lopes. Madail falou sobre a atuação   dos economistas do CORECON/RS na Expointer como consultores de negócios. Segundo ele, a atividade em parceria  com a Farsul,  propiciou observar a evolução do setor agrícola “onde a eficiência econômico-financeira na condução de todas as etapas do processo de produção e distribuição no âmbito do agronegócio, busca garantir a competitividade do setor”. Madail comentou as várias etapas vividas pelo setor agrícola brasileiro, desde os primórdios caracterizados pelo extrativismo. No Brasil colônia, se desenvolveu a monocultura da cana-de-açúcar. O Brasil Império, marcado pela produção de café, proporcionou a primeira exportação brasileira. Ele citou também as etapas vividas pós 1950 “onde ocorreram os primeiros debates sobre o atraso do setor agrícola que, sequer atendia a demanda interna”.

Criação da Embrapa
O economista lembrou ainda que os períodos seguintes também foram marcadas pela estagnação do setor e pelo endividamento externo do país.  “Entretanto, foi no governo do general Garrastazu Médici (1969-1974) que ocorreu a grande mudança da política de pesquisa agropecuária no país, com a extinção do DNPEA – que coordenou a pesquisa no período de 1966 a 1973 e a criação da Embrapa”, acrescentou Madail.  Ao longo dos seus 40 anos, a Embrapa  promoveu uma verdadeira revolução na pesquisa com reflexos diretos na produção e nas exportações de grãos.

“Na etapa atual vivida pelo setor agrícola brasileiro, a produção deixou de ser vista como atividade pontual. “Num contexto de agronegócio que envolve as etapas que iniciam na produção de insumos se estende nas atividades dentro da porteira e se conclui na disponibilidade do produto ao consumidor”, completa Madail. Segundo ele, este processo exige não só o crescimento na geração de tecnologias que impactem positivamente na produtividade e na qualidade da produção, mas principalmente, na eficiência econômico-financeira “variáveis indispensáveis para elevar o Brasil ao tão falado celeiro de alimentos para o mundo”.

Parceria
Conforme Madail, os economistas do CORECON/RS em parceria com a FARSUL deram a sua parcela de contribuição na condução de investimentos, neste ano, na Expointer. “A iniciativa que poderá ser repetida, nas próximas edições, contou com a presença da AECONSUL, através da atuação de seus técnicos desde a  preparação dos economistas analistas até a execução prática das análises”, finaliza Madail.

Redes sociais
Com uma visão holística, a jornalista Simone Lopes afirmou que tudo está interligado. Em sua fala, ela comentou a importância que as redes sociais ganharam nos últimos anos com a facilidade de acesso ao mundo virtual. “Com a agilidade da Internet e em especial, das redes sociais – ao  darem instantaneidade às notícias – o  jornalismo interpretativo e opinativo devem ganhar mais espaço nos jornais”, aposta Simone. A jornalista revelou que, muitas vezes, busca nas redes informações para subsidiar seu trabalho. “Os jovens estão lá. Nas redes se descobre  quais são seus interesses”, constata. Simone disponibilizou um espaço na sua editoria do Correio do Povo ao CORECON/RS para falar sobre Plano de Carreira.

Cangurus
O presidente Leandro de Lemos comentou o recente fenômeno do  comportamento que tem ampliado o  ‘período’ de juventude. Nos últimos anos, pessoas com mais de 25 anos permanecem morando na casa dos pais. Muitas retardam o ingresso no mercado de trabalho. Esta mudança de hábito se reflete na economia, consequentemente na previdência social  e no consumo de bens.

Conforme matéria publicada na revista Veja “São os chamados jovens cangurus, uma analogia com os mamíferos da Austrália que andam de carona na bolsa abdominal da mãe. Segundo o instituto de pesquisas LatinPanel, de São Paulo, há hoje no Brasil 3,3 milhões de famílias das classes média e alta com filhos cangurus. Isso equivale a 7% das famílias do país. A maioria deles se encontra na faixa dos 25 a 30 anos, mas, entre os já quase quarentões, 15% ainda moram com os pais”.