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Cenários para o Comércio Varejista

 

lucas schifino

 

Lucas Schifino
Economista do Sistema Fecomércio/RS
Corecon/RS Nº 7735

 

Como está o desempenho do comércio varejista em 2015?
Após muitos anos de expansão, o comércio varejista vem registrando um desempenho bastante negativo em 2015. O volume de vendas, ou seja, descontando a inflação, está caindo 3,0% no Brasil e 3,9% no Rio Grande do Sul, considerando os dados até agosto. Se somarmos veículos e materiais de construção, essas quedas vão para 6,9% e 10,3%, respectivamente.

Que fatores têm determinado esse desempenho?
Não existe praticamente qualquer fator conjuntural jogando a favor do comércio nesse momento. A crise econômica está contaminando o mercado de trabalho, com redução do emprego e da renda. A inflação elevada de 2015 ainda retirou mais uma parte da renda real das famílias, a taxa de juros é a maior desde 2006 e o crédito está mais restrito. Por fim, e até por conta desse cenário, a confiança das famílias se reduziu muito, chegando ao nível de pessimismo nesse ano.

Existe algum segmento se destacando, positiva ou negativamente?
Com esse cenário, a queda é bastante disseminada, mas mesmo assim existem empresas e segmentos que crescem. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o segmento de artigos farmacêuticos e médicos registra desempenho positivo. Pelo lado negativo, as atividades que comercializam bens que não são de primeira necessidade e/ou mais dependentes de crédito, como automóveis, eletrodomésticos e vestuário, lideram as quedas.

Quais as perspectivas para 2016?
Infelizmente, não existem mudanças muito significativas no radar, por enquanto. É claro que, em algum momento, as vendas agregadas devem parar de cair, mas sem voltar para um crescimento significativo. Se as projeções negativas para o PIB do ano que vem se concretizarem, o emprego e a massa de rendimentos continuarão com desempenho ruim. Algum alívio pode vir por parte da inflação, que deve ser menor, e da confiança, caso haja melhoras no cenário político e fiscal.

Existe algum conselho que possa ser dado às empresas do setor nesse momento recessivo da economia?
As empresas do comércio não estavam mais acostumadas com um cenário desse tipo. Nesse contexto, a concorrência se acirra muito e, na dificuldade de aumentar a base de clientes, é importante cuidar bem dos atuais para não perdê-los. Buscar aumento de margens pelo lado dos custos também é uma alternativa. Por fim, com os juros altos, estoques, tomada de crédito e recursos parados no caixa possuem custo elevado e, portanto, devem ser minimizados.