programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

banner alerta-golpe

banner golpe2

SETORES CORECON-RS

Setor de Cobrança
(segunda via de boleto e valores devidos)
cobranca@coreconrs.org.br | financeiro@coreconrs.org.br

Setor de Registro
(cancelamento e registro novo) 

Setor de Fiscalização  fiscal@coreconrs.org.br

Setor Jurídico  juridico@coreconrs.org.br 
 
 

Banner servicos online

servicos online post site 550

Vagas para Economistas

Analista de Planejamento e Performance III
 
LOJAS RENNER
Inscrições internas até 15/04

DESCRIÇÃO DA VAGA
Estamos buscando uma pessoa Analista de Planejamento e Performance para compor o nosso time.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
  • Formação Completa em Engenharias, Economia, Contabilidade e Administração;
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas;
  • Capacidade de síntese e de preparação de materiais executivos;
  • Domínio de Excel e Power point;
  • Familiaridade com Power BI.
 

O Economista e a resposta à sociedade

João Carlos Medeiros Madail
Economista, Pesquisador Aposentado da Embrapa,
Professor Universitário, Conselheiro do Corecon-RS
Corecon-RS Nº 3356

 

Qual a importância da sua atividade para a sociedade?

A atividade econômica movimenta, diariamente, as pessoas, as instituições e o país. Por isso, demanda interesse de todos sobre os cenários econômico-financeiros presentes e futuros. E os profissionais capacitados, para darem respostas aos questionamentos da mídia, sobre temas econômicos, são os Economistas. Eu tenho me mantido atualizado para dar opiniões técnicas oriundas de entrevistas e debates em rádios, jornais, lives e palestras, quando convidado. A minha formação, aliada à experiência de 35 anos como pesquisador e de 20 anos como Professor, Mestre em Economia Rural (UFRGS), com cursos de especialização na área agrícola e empresarial no país e no exterior (ICRA-Holanda), tem me assegurado a seqüência de inúmeros convites. Atualmente como Diretor da Associação Comercial de Pelotas e do Corede-Sul, com uma coluna semanal no Diário Popular de Pelotas, tenho atuado como colaborador nos temas econômicos.

Quais os principais requisitos exigidos para o exercício dessa atividade?

Os principais requisitos são, evidentemente, a graduação em Ciências Econômicas, com a seqüência dos estudos no pós graduação em todos os níveis possíveis, concentrando numa determinada área de interesse, seja agrícola, empresarial, financeira e outras.

Como os estudantes dos Cursos de Economia e, mesmo, recém graduados, que tenham interesse, podem ir se preparando para direcionar suas atividades para esse tipo de trabalho?

O estudo da economia é fascinante, pois está presente no nosso dia a dia, seja na organização do orçamento familiar, nas empresas, públicas ou privadas, nas cooperativas e nas políticas públicas que mereçam avaliações de viabilidade econômico-financeiras. O campo da economia é grande com várias oportunidades. Mas é necessário estar próximo dessas oportunidades, via estágios, participando de debates, reuniões, congressos e tudo relacionado ao tema.

Até que ponto os cursos de Economia conseguem, por si só, transmitir formação para atuação nesse mercado?

Os cursos de Economia, em geral, são bastante teóricos, o que requer que os alunos não se acomodem e busquem a praticidade do que é transmitido. Ao ingressar no curso, aconselha-se buscar estágios ou aproximação com profissionais, o que facilitará associar à teoria a prática. Como Economia e Política estão muitos próximos, mesmo que a economia dependa de certa forma, da política, há que subtrair ideologias políticas que existem e são transmitidas por determinados professores, e buscar concentração nas questões técnicas, que garantirão credibilidade ao profissional.

Quais as orientações que daria para os estudantes e profissionais que querem entrar nessa área?

Entendo como imprescindível os estágios profissionais no decorrer do curso. Quando você consegue entender na prática o que lhe estão transmitindo em aula, por exemplo, nas disciplinas de microeconomia, que estuda problemas de alocação de recursos escassos em relação aos objetivos da empresa, ou na macroeconomia ou análise das questões do sistema econômico de determinada região ou país, fica mais claro o entendimento e o interesse pela profissão. Como pesquisador e professor de Economia, contribuí para a formação de vários economistas interessados em atuar na área agrícola, conduzindo-os, após os estágios para cursos de pós-graduação em todos os níveis. Ser Economista é detectar tendências na atividade econômica e contribuir, nas formas possíveis, para a confiança na atividade econômica em todos os níveis.