Indicadores Econômicos RS

logo ie rs 2020 255

Boletim Informativo

 

COMUNICADO AOS ECONOMISTAS

Comunicamos que, em atenção às recomendações da OMS e autoridades de saúde, em função do Coronavírus (Covid-19), adotamos o meio de trabalho home office, suspendendo o atendimento presencial por tempo indeterminado. Lembramos que, em caso de urgência, pode ser agendado atendimento presencial com o setor específico.
Mantemos o atendimento através dos e-mails:
Setor de Cobrança (segunda via de boleto e valores devidos): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Setor de Registro (cancelamento e registro novo): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Setor de FiscalizaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
OU pelo WhatsApp 51-991997476

--------------

LIVE: "Economia brasileira, a hora da retomada?”, com os economistas Cícero Bezerra Júnior, Giovana Menegotto, Luiz Alberto Machado, Marcos Antônio Moreira Calheiros, Mário de Lima e Paulo Ponzini

Os economistas CÍCERO BEZERRA JÚNIOR (Conselheiro Cofecon), GIOVANA MENEGOTTO (Sistema Fecomércio/RS, conselheira Corecon-RS), LUIZ ALBERTO MACHADO (Sócio-Diretor SAM Consultoria, ex-presidente Corecon-SP), MARCOS ANTÔNIO MOREIRA CALHEIROS (Membro CDE-AL, presidente Corecon-AL/Sindecon-AL) e PAULO SALVATORE PONZINI (Presidente Corecon-MS) participam de live, nesta quinta-feira, dia 15, às 19 horas. Abordarão o tema “Economia brasileira, a hora da retomada?”. O moderador será o economista MÁRIO DE LIMA (Professor, Assessor SFMPA, presidente do Corecon-RS).

Transmissão
www.facebook.com/coreconrs
https://www.youtube.com/c/CoreconRS2020

Leia no Site

 

Acompanhe nossas páginas:

Facebook.com/Corecon-RS |twitter.com/corecon4regiao 

instagram.com/coreconrs | www.coreconrs.org.br 

Corecon-RS e Unisinos prorrogam convênio que prevê descontos para registrados do Conselho

O Corecon-RS e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) assinaram Termo de Cooperação Técnica, que prorroga a validade de convênio existente desde abril de 2019, que prevê descontos em cursos de graduação e pós-graduação aos registrados do Conselho. O Termo foi assinado no dia 31 de março último, pelo presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, o pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, professor Alsones Balestrin, e pela gerente de Comercialização da Universidade, Juliana Ballin Suzin.

Leia no Site

 

Economistas lançam obra sobre Dívida Pública e Previdência Social

Os economistas Darcy Francisco Carvalho dos Santos, especialista em finanças públicas, Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda  do RS (SefazRS) e conselheiro do Corecon-RS, e Roberto Balau Calazans, Mestre em Economia pela Ufrgs e Auditor Fiscal aposentado da SefazRS, lançaram o livro "Dívida Pública e Previdência Social: Introdução Teórica e as Estatísticas Fiscais do Brasil e do RS". 

Leia no Site

 

Corecon entrega primeira Carteira de Registro de Internacionalista

A graduada em Relações Internacionais pela UFRGS, Valeska Ferraza Monteiro, recebeu, das mãos do presidente Mário de Lima, a primeira Carteira de Registro de Internacionalista, homologada pelo Corecon. 

Leia no Site

UPF e Unijuí têm novos bacharéis de Ciências Econômicas

O presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, participou, no dia 19 de março, sexta-feira, da solenidade de formatura dos estudantes do Curso de Ciências Econômicas, da Universidade de Passo Fundo (UPF). No dia seguinte, em Ijuí, aconteceu a solenidade de diplomação dos novos bacharéis de Ciências Econômicas da Unijuí. Por ato administrativo, o evento aconteceu no Salão de Atos da Universidade. 

Leia no Site

 
2021, Ano internacional da economia criativa

Apesar das perdas geradas pela pandemia do coronavírus, o setor segue se reinventando e o mercado está otimista em relação à sua recuperação. Como bem sintetiza o nome, o setor de economia criativa é o que engloba profissionais e empresas cuja matéria-prima principal de trabalho é a criatividade. 

Leia no Site

 

Morre Robert Mundell, Nobel de economia e ‘pai intelectual’ do euro

O Site Valor Investe noticiou, no final da tarde da última segunda-feira, dia 5, a morte de Robert Mundell, Nobel de economia e "pai intelectual" do euro. Ele faleceu de causas naturais, aos 88 anos, em sua casa na província de Siena, na Itália. (Foto: Diário do Distrito)

Leia no Site

 

Atenção, Economista Perito!

cadastro eletrônico de peritos é atualizado mensalmente no TRT4. Portanto, NÃO DEIXE que seu cadastro de perito corra o risco de ser SUSPENSO. REGULARIZE suas pendências junto ao setor de cobrança, através dos e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia no Site

 

 

 

 

Economistas do RS têm local gratuito para reunião
no centro de Porto Alegre

O Corecon-RS disponibiliza, gratuitamente, a todos os economistas do RS, estrutura física, com internet e ar condicionado, para reuniões em sua Sede, no Centro Histórico de Porto Alegre. Os economistas, que tiverem interesse na utilização das salas de reunião, devem entrar em contato pelo telefone (51)  991997476 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia no Site

 

Atualização de cadastro

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail. telefones, etc, informem o Corecon-RS, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.

 

 

Economia em Dia

As lições de Mundell, Nobel de Economia
e “pai” intelectual do euro 

Ernani Hickmann

Professor da Escola de Pós-Graduaçãoem Economia (EPGE) Fundação Getúlio Vargas (FGV), Coordenador dos Cursos de Graduação Latus Sensu da FGV

Leia a entrevista

 

Abertas inscrições para o XXVII Prêmio Brasil de Economia

Encontram-se abertas as inscrições para o XXVII Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). O Prêmio aclamará os melhores trabalhos nas categorias Livro de Economia, Artigo Técnico ou Artigo Científico, Artigo Temático e Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Econômicas. 

Maiores informações no site www.pbe.cofecon.org.br

Leia no Site

 

Morre o economista Eugênio Cánepa

É com pesar que este Conselho de Economia informa o falecimento do economista e ex-conselheiro do Corecon-RS, Eugênio Miguel Cánepa, ocorrido na madrugada de quarta-feira, dia 24 de março, em Porto Alegre. Cánepa estava hospitalizado para tratamento de um câncer, contra o qual lutava já há muitos anos.

Leia no Site

  

Abertas inscrições para o XXVII Prêmio Brasil de Economia

Encontram-se abertas as inscrições para o XXVII Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). O Prêmio aclamará os melhores trabalhos nas categorias Livro de Economia, Artigo Técnico ou Artigo Científico, Artigo Temático e Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Econômicas. A iniciativa tem por objetivo incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes de Economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira.

Maiores informações no site
www.pbe.cofecon.org.br

Leia no Site

 

Abertas inscrições para a sexta edição do “Desafio Quero Ser Economista” 

Encontram-se abertas as inscrições para mais uma edição do “Desafio Quero Ser Economista”. Promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), em parceria com os Corecons, o jogo, dirigido a estudantes de Ensino Médio de todo o País, que tem como objetivo apresentar a área de Economia e informar sobre o mercado de trabalho dos profissionais economistas, com o intuito de ajudar na escolha da futura profissão.

Leia no Site

 

Pesquisa Mulher Economista

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) está dando continuidade aos trabalhos realizados pela Comissão Mulher Economista, que busca realizar ações voltadas a ampliar a participação das profissionais economistas no mercado de trabalho, em projetos determinantes para a economia brasileira.

Leia no Site

 

Corecon-DF oferece curso gratuito de Avaliação de Impacto Regulatório para economistas

O Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) oferece curso gratuito para economistas de Avaliação de Impacto Regulatório. Através do Curso, que terá início em 19 de abril próximo, com um total de 27 horas/aula, o aluno será capaz de utilizar metodologias para edição e alteração de atos de interesse geral de agentes econômicos ou de usuários dos serviços. 

Leia no Site

 

Banco abre 1.200 vagas de estágio em empresas clientes

A sétima edição do programa Universitário-Empresas Santander oferece 1.200 vagas, com remuneração de R$ 1 mil cada uma. Estudantes de qualquer curso e de qualquer região do país podem se inscrever até o dia 31 de outubro, pelo site da Universia Jobs (https://jobs.universia.net/universitarioempresas).

Leia no Site

 

Vaga para Analista Financeiro Sênior

A UnilaSalle está contratando Analista Financeiro Sênior, para atuação no Campus de Canoas. São exigidos ensino superior completo em Economia, Administração, Contábeis ou cursos afins, com especialização em andamento.

Leia no Site

 

UPF está com novidades no Curso de Ciências Econômicas

Inovação, Prática e Conveniência: alinhado às transformações do ambiente que nos cerca, exigências do mercado e aos seus mais de 60 anos de experiência na formação de profissionais, o curso de Ciências Econômicas da UPF têm novidades para você!

Acesse  https://www.upf.br/ingresso/novos-curriculos   e garanta sua matrícula até 17/02. 

Leia no Site

 

PPGE da Unisinos comemora 15 anos

O Programa de Pós-Graduação em Economia, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) comemora 15 anos, neste ano de 2021. Em função disso, estão programados diversos eventos comemorativos à passagem da história deste, que é o terceiro Programa de Pós-Graduação nesta área no estado do Rio Grande do Sul.

Leia no Site

 

Artigos de Economistas

Lições do Coronavírus para a humanidade

Reforma da Previdência de Porto Alegre: uma necessidade

Como sobreviver sem emprego e renda

A lição de Pirro

Desvalorização do Real e suas consequências

 


Boletim Informativo Corecon-RS | 15 de 2021 | 13/04/2021 | www.coreconrs.org.br